PANORAMA DAS PESQUISAS COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HISTÓRICO-GEOGRÁFICAS NO MUNDO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CARTOGRAFIA HISTÓRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Não há como, efetivamente, entender um fenômeno ou processo histórico-geográfico sem se considerar ambos espaço e tempo. Concordando com tal afirmação, os Sistemas de Informações Histórico-Geográficas (HGIS) são cada vez mais utilizados em pesquisas nas áreas da História, da Geografia Histórica e da Cartografia Histórica. No entanto, as pesquisas acadêmicas sobre estes sistemas no Brasil ainda são incipientes. Desta forma, o presente artigo objetiva aproximar este país do contexto internacional quanto a HGIS, apresentando o atual status da pesquisa e seus usos no mundo. Além disso, define o termo em português para o sistema, e busca estabelecer as relações entre as áreas históricas supracitadas e os HGIS. Conclui-se que, embora incipiente, tais sistemas já podem auxiliar estudos nos mais diversos segmentos que buscam entender fenômenos e processos espaço-temporais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MARTINS, P. A.; FERREIRA DA SILVA, L. F. C. PANORAMA DAS PESQUISAS COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HISTÓRICO-GEOGRÁFICAS NO MUNDO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CARTOGRAFIA HISTÓRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44757. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").