ANÁLISE DOS ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DOS MEMORIAIS DESCRITIVOS DOS LIMITES CONTIDOS NOS ATOS LEGAIS DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS DO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Camila da Silva Vieira
Paulo Roberto Alves dos Santos
Gisele Rimoldi Nepomuceno Canova

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise dos aspectos cartográï¬cos do conjunto de memoriais descritivos dos limites constantes nos atos legais das 313 atuais Unidades de Conservação (UC) federais do Brasil. Estes memoriais descritivos influem diretamente sobre os limites legais das UC, suas áreas de abrangência e materialização dos seus perímetros. O objetivo do trabalho é veriï¬car se o conteúdo destes memoriais descritivos permite recuperar a área da UC, sua localização e limites. A intenção é, através da leitura dos atos legais das UC federais, detectar a existência de informações cartográï¬cas que permitam validar suas áreas, como coordenadas dos pontos deï¬nidores dos polígonos, sistema de referencial geodésico e projeção cartográï¬ca utilizada. A partir dessas informações realiza-se uma classiï¬cação qualitativa dos memoriais descritivos, assim como sua evolução ao longo do tempo. Como resultado, foi possível detectar uma melhoria na qualidade dos memoriais descritivos nas últimas 6 décadas, mas ainda assim existe uma grande heterogeneidade dos atos legais, havendo necessidade de revisão e padronização. Embora o objeto do estudo sejam os atos legais das UC federais constantes em fevereiro de 2014, as sugestões podem ser estendidas para as UC estaduais e municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VIEIRA, C. da S.; DOS SANTOS, P. R. A.; CANOVA, G. R. N. ANÁLISE DOS ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DOS MEMORIAIS DESCRITIVOS DOS LIMITES CONTIDOS NOS ATOS LEGAIS DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS DO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44413. Acesso em: 22 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila da Silva Vieira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Paulo Roberto Alves dos Santos, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Gisele Rimoldi Nepomuceno Canova, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais