AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA E TEMPO DE CONVERGÊNCIADO PPP COM O USO DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NA MODELAGEM DO ATRASO TROPOSFÉRICO

Conteúdo do artigo principal

Tayná Aparecida Ferreira Gouveia
Daniele Barroca Marra Alves
Luiz Fernando Sapucci

Resumo

O GNSS (Global Navigation Satellite Systems) proporciona a posição do usuário na superfície terrestre a partir das coordenadas dos satélites. Porém essas coordenadas são influenciadas por diferentes efeitos que causam erros na posição ï¬nal. Visando obter melhor qualidade das coordenadas esses efeitos devem ser minimizados ou eliminados. O sinal GNSS ao passar pela atmosfera sofre a influência da ionosfera e troposfera, porém com processamento de dupla frequência os efeitos de primeira ordem da ionosfera são eliminados. Assim os efeitos devido a troposfera passam a ser a maior fonte de erro no posicionamento GNSS. O ZTD (Zenital Tropospheric Delay) é o efeito da troposfera de maior magnitude, em média 2,4 cm no zênite e até dez vezes maior para ângulos de elevação próximos ao horizonte. Por essa razão o ZTD deve ser modelado visando a correção desse erro na solução ï¬nal. Para a modelagem do ZTD existem os modelos empíricos como Hopï¬eld e os modelos que utilizam a PNT (Previsão Numérica de Tempo). A previsão do ZTD regional é disponibilizada como um produto operacional no CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), o ZTD/CPTEC. Nesse trabalho foi realizada uma avaliação considerando dois anos de dados (2012 e 2013) e 5 estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo), localizadas em diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de avaliar o tempo de convergência da inicialização do PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) e a acurácia do posicionamento ao utilizar os modelos de Hopï¬ eld e ZTD/CPTEC. Os resultados apontam que o maior ganho quando se usa PNT se refere a acurácia das coordenadas, visto que houve uma melhoria expressiva na qualidade dos resultados. Com o modelo de Hopï¬eld foi obtida uma acurácia média de 45 cm na primeira hora do processamento e 31 cm na solução ï¬nal. Já o ZTD/CPTEC apresentou em média acurácia de 26 cm na primeira hora e 9,3 cm na solução ï¬nal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOUVEIA, T. A. F.; ALVES, D. B. M.; SAPUCCI, L. F. AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA E TEMPO DE CONVERGÊNCIADO PPP COM O USO DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NA MODELAGEM DO ATRASO TROPOSFÉRICO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44340. Acesso em: 28 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniele Barroca Marra Alves

Professora Assistente Doutora do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>