A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO SIG NAS DISPUTAS TERRITORIAIS E NAS DISPUTAS CARTOGRÁFICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto relata a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica; bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Reffestin, (2009), entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais; e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar, diagnosticar erros, e posicionarem-se em projetos que tem como foco as disputas territoriais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE ABREU, P. R. F.; CASTROGIOVANNI, A. C. A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO SIG NAS DISPUTAS TERRITORIAIS E NAS DISPUTAS CARTOGRÁFICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43689. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").