A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO
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Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a formação do professor de
geografia em Pernambuco quanto aos conteúdos cartográficos. Verificou-se que, embora as Leis de Diretrizes e Bases
da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia, indiquem os conceitos ligados Ã
cartografia que devem ser contemplados como eixos temáticos, o mesmo não ocorre nas matrizes curriculares dos
cursos pesquisados. A partir dos dados coletados em faculdades e escolas públicas, observou-se uma relação direta entre
o conhecimento adquirido pelo professor durante a sua formação e o conhecimento transmitido ao aluno.
geografia em Pernambuco quanto aos conteúdos cartográficos. Verificou-se que, embora as Leis de Diretrizes e Bases
da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia, indiquem os conceitos ligados Ã
cartografia que devem ser contemplados como eixos temáticos, o mesmo não ocorre nas matrizes curriculares dos
cursos pesquisados. A partir dos dados coletados em faculdades e escolas públicas, observou-se uma relação direta entre
o conhecimento adquirido pelo professor durante a sua formação e o conhecimento transmitido ao aluno.
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Como Citar
DE ABREU, Paulo Roberto F.; CARNEIRO, Andrea Flávia Tenório. A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n1-44929. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44929. Acesso em: 9 mar. 2025.