Temas geradores e trabalho pedagógico no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-52241Palavras-chave:
Temas geradores, Trabalho pedagógico, Escola do campo, Educação ambientalResumo
O presente trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado sobre as possibilidades de contextualização da Educação Ambiental no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB). Tem, como objetivo central, relatar os modos de organização pedagógica dessa instituição escolar, apresentando as possíveis interfaces entre os temas geradores, o trabalho pedagógico e a realidade de vida dos estudantes. Em relação às questões metodológicas, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documentos da escola-campo, observações, vivências, conversas e questionários aplicados aos estudantes e professores da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária. Investigamos a organização do trabalho com os temas geradores, pautada, predominantemente, na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (2014). No trabalho com esses temas, identificamos que as questões do campo ambiental e social foram contempladas neste estudo. Compreendemos que tais questões ressoam no discurso e na tomada de consciência dos estudantes, demonstrando em suas falas, um enorme senso crítico. Constatamos, ainda, que as interfaces entre os temas geradores e o trabalho pedagógico possibilitaram uma estreita aproximação entre os saberes científico e popular.
Downloads
Referências
BICALHO, R.; OLIVEIRA, J. R. Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande, v. 22, n. 46, p. 195-212, set./dez, 2017. Doi: 10.20435/serie-estudos.v22i46.967.
BICALHO, R. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 210-224, out./dez. 2017. Doi: 10.12957/teias.2017.24758.
BICALHO, R; SILVA, M. A. Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016. Doi: 10.14244/198271991549.
CALIARI, R. A presença da família camponesa na escola família agrícola: o caso de Olivânia. 2013. 563f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional. Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca. 2017.
SILVA, C. Pedagogia da alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011.
SILVA, C. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.