Desafios na construção do projeto político pedagógico emancipador das escolas quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74202

Palavras-chave:

Educação quilombola, Educação do campo, Políticas públicas, Políticas educacionais, Movimentos sociais

Resumo

O presente trabalho estabelece a interface entre educação escolar quilombola e educação do campo, na perspectiva de evidenciar o avanço das políticas educacionais no Brasil, pensada com os sujeitos camponeses que vivem em comunidades quilombolas. Temos como proposta destacar a mobilização das organizações e movimentos sociais como protagonistas na luta pela permanência em seus territórios e na consolidação de políticas públicas que atendam às demandas das comunidades quilombolas, a partir da aprovação de diretrizes curriculares específicas que garantam a igualdade de condições no acesso à educação pública. A educação quilombola e do campo apresentam especificidades nas políticas instituídas pelo Estado, considerando a necessidade urgente de superação das condições históricas imputadas às populações do campo e comunidades quilombolas. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental que pretende elencar os principais elementos na construção do projeto político pedagógico das escolas quilombolas, a partir das legislações, resoluções e diretrizes que respaldam a interface entre educação do campo e quilombola. Em relação aos resultados alcançados, destacamos os desafios para implementação de tais diretrizes, com ênfase na atual conjuntura brasileira e no protagonismo que os movimentos sociais assumem nesse contexto.

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Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Brasil.

Pedro Clei Sanches Macedo, Instituto Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; técnico em assuntos educacionais no Instituto Federal do Amapá, Brasil.

Guilherme Goretti Rodrigues, Prefeitura Municipal de Ouro Branco

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professor de Geografia na Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

BICALHO, R.; MACEDO, P. C. S.; RODRIGUES, G. G. Desafios na construção do projeto político pedagógico emancipador das escolas quilombolas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 166–182, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74202. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74202. Acesso em: 22 dez. 2024.