Educação Física Escolar, pensamento freireano e pedagogia crítico-libertadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71968Palabras clave:
Paulo Freire, Educação Libertadora, Pedagogia Crítica, Educação Física EscolarResumen
O objetivo deste artigo é compreender como o pensamento freireano constituiu uma pedagogia crítico-libertadora nas aulas de Educação Física Escolar a partir dos trabalhos científicos disponíveis na sala Paulo Freire, organizada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no ano de 2021, e de publicações realizadas entre 2022 e 2023. Após a análise do material empírico, foram encontradas 111 pesquisas entre textos curriculares, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros e capítulos de livros. Esses trabalhos foram divididos em quatro categorias temáticas, sendo elas: legado do pensamento freireano para a Educação Física Escolar; bases epistemológicas da educação libertadora na Educação Física Escolar; currículo crítico-libertador da Educação Física; e experiências político-pedagógicas da Educação Física inspiradas no pensamento freireano. Conclui-se que é irrefutável a importância e o legado da teoria freireana para a organização de uma prática político-pedagógica crítica na Educação Física Escolar e na feitura de pesquisas participativas e dialógicas na área atualmente.
Descargas
Citas
ARAÚJO, M. L. B.; MALDONADO, D. T. Educação cidadã e saúde na educação física escolar: a humanização em tempos líquidos. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1-25, 2021. DOI 10.5007/2175-8042.2021.e82879. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/82879. Acesso em: 16 jan. 2024.
ARAÚJO, S. N. et al. A pedagogia crítica da educação física escolar: relatos de uma experiência docente com o badminton. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 93-99, 2020. DOI 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p93. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24360. Acesso em: 16 jan. 2024.
BONFIETTI, P. E.; PRODÓCIMO, E. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 6, n. 11, p. 97-109, 2021. DOI 10.13037/rea-e.vol6n11.7729. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7729. Acesso em: 16 jan. 2024.
BOSSLE, F. Atualidade e relevância da educação libertadora de Paulo Freire na educação física escolar em tempos de “Educação S/A”. In: SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 17-32.
BOSSLE, F. Educação física escolar crítica e educação libertadora: reposicionamento pela pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 6-19, 2021a. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-escolar-cr%C3%ADtica-e-educa%C3%A7%C3%A3o-libertadora%3A-reposicionamento-pela-pedagogia-do-oprimido-no-processo-de-descoloniza%C3%A7%C3%A3o-curricular--. Acesso em: 16 jan. 2024.
BOSSLE, F. Carta-utopia: palavras para uma teoria pedagógica da educação física escolar crítico-libertadora. In: MEIRELES, B. F. et al. (org.). Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar. Curitiba: CRV, 2021b. p. 139-149.
BOSSLE, F. Algumas notas para a constituição de uma teoria pedagógica crítico-libertadora da educação física (escolar): corpo do oprimido/corpo-consciente/onto-episteme. In: BOSSLE, F.; PRODÓCIMO, E.; MALDONADO, D. T. (org.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 52-78.
BOSSLE, F.; MOLINA NETO, V. Leituras para (re)pensar o trabalho coletivo dos professores de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 89-107, 2009. DOI 10.22456/1982-8918.6877. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6877. Acesso em: 16 jan. 2024.
BOSSLE, F.; PRODÓCIMO, E.; MALDONADO, D. T. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, Campinas, n. 48, p. 69-88, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, Reino Unido, v. 3, n. 2, p. 77-101. 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 16 jan. 2024.
CASTELLANI FILHO, L. Encontros com Paulo Freire e as políticas públicas da educação física no município de São Paulo (1989-1990). In: SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 125-136.
COELHO, M. C.; MALDONADO, D. T.; BOSSLE, F. Professor de educação física (escolar) intelectual transformador: resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado. Conexões, Campinas, v. 19, 2021. DOI 10.20396/conex.v19i1.8660399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660399. Acesso em: 4 fev. 2024.
COELHO, M. C. et al. Negritude, pedagogia crítica e educação física escolar: uma possibilidade de diálogo entre Aimé Césaire e Paulo Freire. In: BOROWSKI, E. B. V.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (org.). Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: CRV, 2020. p. 143-152.
CORREIA, M. S. Educação física escolar no contexto da educação popular na escola pública: a construção da realidade desejada na imperfeição do fazer diário. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=253687. Acesso em: 16 fev. 2024.
FARIAS, U. S. Por uma educação física escolar “com” a educação infantil: um autoestudo. 2021. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11390797. Acesso em: 16 fev. 2024.
FARIAS, U. S.; RODRIGUES, G. M. Por uma educação física problematizadora. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 78-88, 2021. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/por-uma-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-problematizadora-. Acesso em: 4 jan. 2024.
FARIAS, U. S.; RODRIGUES, G. M. Por uma prática político-pedagógica esperançosa. In: MALDONADO, D. T.; SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. (org.). Educação física escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, 2022a. p. 141-146.
FARIAS, U. S.; RODRIGUES, G. M. Um currículo escrito a lápis: a educação física tecida todos os dias na realidade do cotidiano escolar. In: FREIRE, E. S. et al. (org.). Saberes de professores e professoras de educação física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022b. p. 141-156.
FARIAS, U. S. et al. A educação física escolar “com” a educação infantil: aproximações com Paulo Freire. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 6, n. 11, p. 51-66, 2021. DOI 10.13037/rea-e.vol6n11.7685. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685/3394. Acesso em: 4 jan. 2024.
FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano para o currículo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 531-546, 2014. DOI 10.1590/S0101-32892014000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/fhBMgZf9Nb78DCfVQNts37q/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 abr. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FREIRE, P. Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. 3. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020a.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 48. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2020b.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FURTADO, R. S. Contribuições de Paulo Freire para a educação física escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 150-170, 2023. DOI 10.14393/REP-2023-68569. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68569. Acesso em: 16 fev. 2024.
GOLDSCHMIDT FILHO, F. et al. Um diálogo entre a educação física, EJA e Paulo Freire: a busca coletiva pela conscientização. In: ROCHA, L. O.; COELHO, M. C.; ARAÚJO, S. N. (org.). Educação física escolar crítica: experiências em diálogo. Curitiba: CRV, 2021. p. 79-88.
GRIFONI, T.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Relações de gênero na educação física escolar: diálogos com o fútbol callejero por uma educação libertadora. In: SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. (org.). Pressupostos freireanos na educação física escolar: ação e movimento para a transformação. Curitiba: CRV, 2020. p. 169-180.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
KUNZ, E. Pedagogia crítico-emancipatória e Paulo Freire. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 20-29, 2021. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/pedagogia-cr%C3%ADtico-emancipat%C3%B3ria-e-paulo-freire-. Acesso em: 16 fev. 2024.
LEITÃO, A.; SPOLAOR, G. C.; PRODÓCIMO, E. O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI 10.5216/rpp.v25.71618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71618. Acesso em: 16 fev. 2024.
LOPES, P.; MALDONADO, D. T.; PRODÓCIMO, E. Ginástica na educação física escolar: reflexões sobre o desenvolvimento de uma unidade curricular na perspectiva da pedagogia freiriana. Dialogia, São Paulo, n. 46, p. 1-21, 2023. DOI 10.5585/46.2023.23036. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23036. Acesso em: 10 jan. 2024.
LOPES, P. R. N. R.; NOGUEIRA, V. A. N.; MALDONADO, D. T. Educação física escolar crítica: movimento de resistência pela educação libertadora de Paulo Freire. In: MALDONADO, D. T. (org.). A vida nas escolas: por uma prática político-pedagógica crítica da educação física escolar. Curitiba: CRV, 2023. p. 119-140.
MALDONADO, D. T. Experiências político-pedagógicas progressistas na educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 30-50, 2021. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/experi%C3%AAncias-pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gicas-progressistas-na-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-escolar-. Acesso em: 16 fev. 2024.
MALDONADO, D. T. Paulo Freire com a educação física escolar: problematizações sobre educar como ato político. In: BOSSLE, F.; PRODÓCIMO, E.; MALDONADO, D. T. (org.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023a. p. 15-25.
MALDONADO, D. T. Educação física antirracista no ensino médio integrado: diálogos com o currículo crítico-libertador. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 8, p. 1-27, 2023b. DOI 10.33025/tefe.v8i1.3903. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3903. Acesso em: 16 fev. 2024.
MALDONADO, D. T. (org.). A vida nas escolas: por uma prática político-pedagógica crítica da educação física escolar. Curitiba: CRV, 2023c.
MALDONADO, D. T.; FREIRE, E. S. Produção curricular na área de educação física: possíveis apontamentos de uma virada epistemológica no cotidiano escolar. In: FREIRE, E. S. et al. (org.). Saberes de professores e professoras de educação física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022. p. 39-56.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 49-54, 2020. DOI 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p49. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23502. Acesso em: 16 fev. 2024.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A. A vida nas escolas e a prática político-pedagógica da educação física em uma perspectiva progressista. In: ROCHA, L. O.; COELHO, M. C.; ARAÚJO, S. N. (org.). Educação física escolar crítica: experiências em diálogo. Curitiba: CRV, 2021. p. 25-38.
MALDONADO, D. T.; PRODÓCIMO, E. Por uma epistemologia crítico-libertadora da educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, v. 3, p. 6-23, 2022. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/por-uma-epistemologia-cr%C3%ADtico-libertadora-da-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-escolar-. Acesso em: 16 fev. 2024.
MALDONADO, D. T.; SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. Educação física escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, 2022.
MARTINS, R. M.; NOGUEIRA, P. H. S. A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar: um diálogo à luz da pedagogia de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 259-276, 2021. DOI 10.14393/REP-2021-61769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61769. Acesso em: 4 jan. 2024.
MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.
MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo e “mente”. Campinas: Papirus, 1986.
MEIRELES, B. et al. Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar. Curitiba: CRV, 2021.
MONTEIRO, A. A. O legado freiriano para uma educação física escolar contra hegemônica. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 669-682, 2020. DOI 10.22483/2177-5796.2020v22n3p669-682. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3903. Acesso em: 16 fev. 2024.
MONTEIRO, A. A.; NISTA-PICCOLO, V. Indícios das ideias freirianas na trajetória acadêmica de professores em tempos de incerteza. In: SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 111-124.
MONTIEL, F. et al. Paulo Freire e o desenvolvimento da autonomia no ensino médio integrado do IFSUL: contribuições da educação física. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, p. 1020-1036, 2021. DOI 10.5216/ia.v46ied.especial.67412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67412. Acesso em: 16 fev. 2024.
MOREIRA, V. S.; SIQUEIRA, T. R.; MARQUES, B. G. O grito dos excluídos: tematização do hip hop nas aulas de educação física escolar. In: FREIRE, E. S. et al. (org.). Saberes de professores e professoras de educação física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022. p. 157-174.
NEPOMUCENO, L. B. et al. Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em educação física: reflexões teórico-metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-13, 2019. DOI 10.5216/rpp.v22.55524. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524. Acesso em: 16 fev. 2024.
NOGUEIRA, V. A. Nosso inédito viável: compartilhando sonhos coletivos nas aulas de educação física. In: MEIRELES, B. et al. Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar. Curitiba: CRV, 2021. p. 127-138.
NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T.; FREIRE, E. S. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da educação física escolar libertadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 296-319, 2023. DOI 10.14393/REP-2023-69138. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69138. Acesso em: 16 fev. 2024.
NOGUEIRA, V. A. et al. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, Porto Alegre, v. 24, p. 1265-1280, 2018. DOI 10.22456/1982-8918.85020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/85020. Acesso em: 16 fev. 2024.
NOGUEIRA, V. A. et al. A influência do pensamento freireano na educação física escolar: perspectivas contra hegemônicas de pesquisa e ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 142-163, 2021. DOI 10.14393/REP-2021-61998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61998. Acesso em: 4 jan. 2024.
NUNES, L. O.; BOSSLE, F. Sobre a educação libertadora de Paulo Freire em diálogo com a educação física escolar: significando a experiência existencial na perspectiva de um processo de conscientização. In: BOSSLE, F.; PRODÓCIMO, E.; MALDONADO, D. T. (org.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 103-124.
PALAFOX, G. H. M.; LACERDA, M. F. A corporeidade e a dialética da opressão/libertação: aproximações filosófico-pedagógicas à perspectiva do “ser-mais” freiriano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 120-136, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-64313. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64313. Acesso em: 16 fev. 2024.
PEREIRA, R. R. Diálogos sobre a educação física na educação de jovens e adultos numa perspectiva freireana. 2013. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/2878. Acesso em: 16 fev. 2024.
PRODÓCIMO, E.; SPOLAOR, G. C.; LEITÃO, A. S. P. Nas dobras do mundo: linguagem e educação física em diálogo com Paulo Freire. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A. (org.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 41-54.
SAMPAIO, J. M. F.; SURDI, A. C. A transitividade formativa do “eu para o nós”: o círculo de cultura de Paulo Freire como estratégia de formação para o ensino dos esportes na licenciatura em educação física. Dialogia, São Paulo, n. 42, p. 1-16, 2022. DOI 10.5585/42.2022.23016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23016. Acesso em: 4 jan. 2024.
SÃO PAULO. Prefeitura do Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria dos Núcleos de Ação Educativa. Diretoria de Orientação. O menino popular e a educação física. Debates, 1990. Disponível em: https://acervo.paulofreire.org/items/a1e554d1-0956-43f5-b1a5-768152f562d7. Acesso em: 22 jan. 2024.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1989.
SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. Pressupostos freireanos na educação física escolar: ação e movimento para a transformação. Curitiba: CRV, 2020.
SILVA, P. A.; SOUSA, C. A.; FREIRE, E. S. Planejamento participativo e a tematização do tiro com arco na educação física escolar: contribuições freirianas na prática pedagógica. In: SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 241-254.
SILVA, S. P. T.; BARRETO, S. M. Intercompreensão de uma pedagogia da alteridade na educação física escolar: enunciados reflexivos. In: BOSSLE, F.; PRODÓCIMO, E.; MALDONADO, D. T. (org.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 125-145.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOMBRA, F. L. B.; MARTINS, C.; ALVES, M. P. Aventura, práticas de orientação e formação de professores: a potência do pensamento freireano para o ensino superior. Movimento, Porto Alegre, v. 29, p. 1-20, 2023. DOI 10.22456/1982-8918.128706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/128706. Acesso em: 16 jan. 2024.
SOUSA, C. A. Educação física escolar e justiça social: um diálogo com Paulo Freire e Frantz Fanon. In: SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 137-152.
SOUSA, C. A.; COSTA, T. B.; EHRENBERG, M. C. Educação física decolonial: análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-27, 2021. DOI 10.5902/1984644444110. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44110. Acesso em: 16 jan. 2024.
SOUSA, C. A.; FREIRE, E. S. Em defesa de uma educação física popular: uma reflexão inspirada em Paulo Freire e Frantz Fanon. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 66-77, 2021. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/em-defesa-de-uma-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-popular%3A-uma-reflex%C3%A3o-inspirada-em-paulo-freire-e-frantz-fanon-. Acesso em: 16 jan. 2024.
SOUSA, C. A.; FREIRE, E. S.; MIRANDA, M. L. J. Paulo Freire e a pesquisa stricto sensu em educação física escolar: reflexões e possibilidades. Eccos, São Paulo, n. 63, p. 1-18, 2022. DOI 10.5585/eccos.n63.22956. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22956. Acesso em: 4 jan. 2024.
SOUSA, C. A.; MALDONADO, D. T.; NEIRA, M. G. Círculo de cultura e educação física: a tematização do funk na escola. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 116-129, 2017. DOI 10.5902/2316546427299. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/27299. Acesso em: 16 jan. 2024.
SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019.
SPOLAOR, G. C. et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 25, p. 1-14, 2023. DOI 10.20396/etd.v25i00.8665657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665657. Acesso em: 16 fev. 2024.
TIMÓTEO, Í. A.; CASTRO, E. S.; SILVA, M. E. H. Gênero e educação física escolar: um debate político e dialogicamente necessário. In: SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. Pressupostos freireanos na educação física escolar: ação e movimento para a transformação. Curitiba: CRV, 2020. p. 153-168.
VELLOSO, L. R. S. et al. Pesquisa participante na educação física escolar: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 28, 2022. DOI 10.22456/1982-8918.120865. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/120865. Acesso em: 16 jan. 2024.
VIEIRA, L. R. A.; TORRES, J. R. Possibilidades para um currículo crítico-libertador de educação física à luz de Freire. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, p. 61-75, 2021. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/possibilidades-para-um-curr%C3%ADculo-cr%C3%ADtico-libertador-de-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-%C3%A0-luz-de-freire. Acesso em: 16 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Teixeira Maldonado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.