A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69138

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Paulo Freire, Educação popular, Práxis

Resumo

O legado de Paulo Freire vem sendo fonte de interpretações e ressignificações de educadores/as de diversos componentes curriculares. Nesse sentido, fomos nos aproximando da obra do patrono da educação brasileira e de educadores/as que compartilham a mesma utopia de, por meio da Educação Física Escolar, materializarem práticas político-pedagógicas à luz dos ensinamentos freireanos. A intencionalidade desse movimento dialógico permeado pela pesquisa-participante foi identificar e delinear princípios político-pedagógicos e epistemológicos da Educação Física Escolar à luz da Pedagogia Libertadora. Como caminho percorrido, construímos um coletivo de resistência e utilizamos as narrativas de nossas histórias de vida, o compartilhamento de relatos de experiências e de Cartas Pedagógicas, e o diálogo em Círculos de Cultura. Como considerações, destacamos a possibilidade de construirmos pesquisas contra hegemônicas na Educação Física Escolar, considerando os docentes como intelectuais.

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Biografia do Autor

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora na mesma instituição.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, Brasil; professora assistente na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T.; FREIRE, E. dos S. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 296–319, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69138. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69138. Acesso em: 21 nov. 2024.