Contribuições de Paulo freire para a Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68569

Palavras-chave:

Paulo Freire, Corpo consciente, Educação Física escolar, Legitimidade

Resumo

O presente estudo apresenta algumas contribuições teórico-conceituais de Paulo Freire para pensar a legitimidade da Educação Física escolar como componente da formação humana ampliada de crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam a escola. Propõe-se analisar a problemática da legitimidade da Educação Física na escola, a partir do aporte teórico-conceitual freireano.  O trabalho tem como questão suleadora analisar as contribuições que esse aporte apresenta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipatórias na Educação Física escolar. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico de orientação reflexiva, pautado em estudos de Paulo Freire e do campo da Educação Física brasileira. Em termos de apontamentos, o escrito sugere que é possível pensar as colaborações desse educador, ao mesmo tempo, os desafios do tempo presente para a Educação Física escolar nas dimensões ontológicas, epistemológicas e ético-políticas.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professor DIII-1 na mesma instituição; pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA).

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

FURTADO, R. S. Contribuições de Paulo freire para a Educação Física escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 150–170, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68569. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68569. Acesso em: 22 dez. 2024.