Luta pelas lutas como prática pedagógica crítica na educação física escolar

sem rounds

Autores

  • Uirá de Siqueira Farias Universidade São Judas
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Valdilene Aline Nogueira Universidade de Guarulhos
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade São Judas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53526

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Práticas pedagógicas, Lutas

Resumo

Essa experiência tematiza as “lutas” com 29 crianças do 4º ano do ensino fundamental, que aconteceu no último trimestre letivo de 2017, em uma escola pública da rede municipal de Santo André-SP. A “escrita de si” foi utilizada como possibilidade metodológica, ultrapassando a política acadêmica que se pauta no conhecimento objetivo e disciplinar, dando espaço e abertura para uma forma peculiar de ler e interpretar a narrativa de um relato de experiência efetivada por um docente de 33 anos que ministra aulas de Educação Física Escolar. O projeto educativo teve como objetivos ampliar os conhecimentos das crianças alargando a ideia que elas tinham das lutas e, aprofundar, de forma crítica, os aspectos que permeiam o universo do tema. Foi possível perceber com essa prática pedagógica um aprofundamento sobre o tema lutas, além do diálogo e reflexão crítica acerca da cultura corporal. Essa percepção se torna latente pelo desenrolar das atividades propostas de pesquisa pelo educador e estudantes, pelos debates e falas dos educandos e educandas e pelas avaliações realizadas pelas crianças durante o projeto educativo. Ressaltamos a necessidade de mais estudos que apresentem experiências pedagógicas sejam divulgados em periódicos da Educação para ampliação dos debates.

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Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, Santo André, São Paulo, Brasil; professor de Educação Física da rede municipal de Santo André, São Paulo, Brasil. 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, Santo André, São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Valdilene Aline Nogueira, Universidade de Guarulhos

Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, Santo André, São Paulo, Brasil; professora da Universidade de Guarulhos, São Paulo, Brasil; professora de Educação Física da rede municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo Brasil; professora adjunta da Universidade São Judas, Santo André, São Paulo, Brasil.

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

FARIAS, U. de S.; MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; RODRIGUES, G. M. Luta pelas lutas como prática pedagógica crítica na educação física escolar: sem rounds. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 257–273, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53526. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53526. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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