A influência do pensamento freireano na Educação Física escolar

perspectivas contra-hegemônicas de pesquisa e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61998

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Libertadora, Pesquisas Contra-hegemônicas

Resumo

O objetivo deste ensaio foi problematizar a influência do pensamento freireano na prática político-pedagógica da Educação Física escolar e na produção de pesquisas em uma perspectiva contra-hegemônica nessa área de conhecimento. Após resgatar a história do patrono da educação brasileira, mostramos que as contribuições dos escritos de Paulo Freire foram muito relevantes para existir um deslocamento da função social do componente curricular na Educação Básica, já que o seu objeto de estudo passou a ser a cultura das práticas corporais, a partir de epistemologias produzidas pelas Ciências Humanas. Especificamente sobre a produção de conhecimento, em diálogo com Freire, defendemos a importância de construirmos saberes científicos com os/as professores/as de Educação Física e não para eles e elas, na utopia de pensarmos juntos enquanto docentes intelectuais transformadoras nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Guarulhos, São Paulo, Brasil; coordenadora pedagógica efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo, Brasil.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudos Diálogo (USJT) e do Grupo EscolaR (UNICAMP); professor efetivo das Redes Municipais de Educação de São Paulo e Santo André, São Paulo, Brasil.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil; professora assistente na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

NOGUEIRA, V. A. .; MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. de S. .; FREIRE, E. dos S. . A influência do pensamento freireano na Educação Física escolar: perspectivas contra-hegemônicas de pesquisa e ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 142–163, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61998. Acesso em: 21 nov. 2024.

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