Participação de transexuais nas práticas corporais

problematizações potentes para a Educação Física Escolar

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ana Lara Marcelo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9175-6548

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67436

Palavras-chave:

Práticas Corporais, Relações de Gênero, Transexuais, Educação Física Escolar

Resumo

Este estudo possui como objetivo analisar as publicações realizadas sobre a participação de transexuais nas práticas corporais, na perspectiva de produzir problematizações que possam potencializar esse debate nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa, de interpretação de documentos em ambiente virtual online. Foram analisadas todas as reportagens publicadas no Blog Dibradoras, jornal El País Brasil, revista Carta Capital e Portal Geledés a respeito da temática em discussão. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados evidenciaram os seguintes temas: pioneirismo transexual no mundo esportivo, dificuldade de aceitação e preconceito em times e federações esportivas, debates científicos e morais e a segregação esportiva. Em via das conclusões apresentadas, é visível que esses meios de comunicação, ainda que em baixa quantidade de material, buscam promover a inclusão e a aceitação dos atletas transgêneros nas práticas corporais.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Ana Lara Marcelo Costa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Aluna do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí, Brasil; bolsista de iniciação científica do projeto WASH.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

MALDONADO, D. T.; COSTA , A. L. M. Participação de transexuais nas práticas corporais: problematizações potentes para a Educação Física Escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 171–195, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67436. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67436. Acesso em: 22 dez. 2024.

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