A corporeidade e a dialética da opressão/libertação

aproximações filosófico-pedagógicas à perspectiva do “ser mais” freiriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64313

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação Popular, Educação Física Escolar

Resumo

O presente artigo é resultado de uma conferência proferida no dia 2 de abril de 2021 na sala virtual do Grupo de Educação Ambiental Dialógica (Gead) da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma reflexão surgida no campo da Educação Física Escolar que teve como objetivo estabelecer uma relação dialética entre a noção do “ser mais” em Paulo Freire e de Corporeidade enquanto forma de apresentação do ser humano no mundo como sujeito de práxis. Para tanto, partimos da constatação de que para este autor o ser humano não pode nem deve ser concebido como uma dualidade “mente/corpo” ou “espírito/corpo” por ser reprodutora de visões binárias e dicotomizadas de mundo. E de que a superação deste tipo de visão ideológica, relacionada com mecanismos de alienação e opressão, implica a construção de uma Educação Popular unitária, não unilateral, capaz de enfrentar e quebrar os alicerces de tais mecanismos, e sua correspondente materialização na forma de “culturas de silêncio”. Nesse contexto, Freire cunharia a noção do “ser mais”, a partir da qual deixaria explícita, também, no nosso entendimento, uma concepção dialética de corporeidade.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; professor titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Maria de Fatima de Lacerda, Universidade Federal do Ceará

    Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora na Rede Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Saberes em Ação do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC) e do  Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco- Relacional, e Educação Popular Freireana (GEAD-UFC).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz; LACERDA, Maria de Fatima de. A corporeidade e a dialética da opressão/libertação: aproximações filosófico-pedagógicas à perspectiva do “ser mais” freiriano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 120–136, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64313. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64313. Acesso em: 18 abr. 2025.