A corporeidade e a dialética da opressão/libertação

aproximações filosófico-pedagógicas à perspectiva do “ser mais” freiriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64313

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação Popular, Educação Física Escolar

Resumo

O presente artigo é resultado de uma conferência proferida no dia 2 de abril de 2021 na sala virtual do Grupo de Educação Ambiental Dialógica (Gead) da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma reflexão surgida no campo da Educação Física Escolar que teve como objetivo estabelecer uma relação dialética entre a noção do “ser mais” em Paulo Freire e de Corporeidade enquanto forma de apresentação do ser humano no mundo como sujeito de práxis. Para tanto, partimos da constatação de que para este autor o ser humano não pode nem deve ser concebido como uma dualidade “mente/corpo” ou “espírito/corpo” por ser reprodutora de visões binárias e dicotomizadas de mundo. E de que a superação deste tipo de visão ideológica, relacionada com mecanismos de alienação e opressão, implica a construção de uma Educação Popular unitária, não unilateral, capaz de enfrentar e quebrar os alicerces de tais mecanismos, e sua correspondente materialização na forma de “culturas de silêncio”. Nesse contexto, Freire cunharia a noção do “ser mais”, a partir da qual deixaria explícita, também, no nosso entendimento, uma concepção dialética de corporeidade.

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Biografia do Autor

Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; professor titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Maria de Fatima de Lacerda, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora na Rede Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Saberes em Ação do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC) e do  Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco- Relacional, e Educação Popular Freireana (GEAD-UFC).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

PALAFOX, G. H. M.; LACERDA, M. de F. de. A corporeidade e a dialética da opressão/libertação: aproximações filosófico-pedagógicas à perspectiva do “ser mais” freiriano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 120–136, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64313. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64313. Acesso em: 14 nov. 2024.