Comunidades quilombolas, práticas corporais e Educação Física Escolar
o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-68905Palavras-chave:
Cultura Negra, Práticas Corporais Quilombolas, Educação Popular, Educação Física EscolarResumo
O objetivo deste estudo foi compreender a cultura das práticas corporais realizadas nas comunidades quilombolas, com a intencionalidade de analisar se essas manifestações culturais fazem parte das aulas de Educação Física Escolar em uma perspectiva da educação popular. A produção de conhecimento acerca da temática foi analisada no catálogo de dissertações e teses da CAPES com as palavras-chave “Práticas Corporais Quilombolas” e “Educação Física Escolar”. O levantamento de dados aconteceu entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e onze estudos foram separados para a leitura na íntegra. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo e evidenciou-se que poucas pesquisas problematizam as práticas corporais quilombolas na Educação Física Escolar. A demanda maior de trabalhos ainda se dá no campo da educação e com objetos pautados no cotidiano vivido pelos povos quilombolas, como a formação da identidade negra e a sua cultura. As práticas corporais realizadas nessas comunidades demonstram a importância de jogos, brincadeiras, danças e expressões corporais, pois são passados de geração em geração e refletem as concepções culturais da formação dos quilombos em territórios brasileiros. Defendemos que é necessário descolonizar o currículo da Educação Física com projetos político-pedagógicos que tematizem as práticas corporais quilombolas.
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