Comunidades quilombolas, práticas corporais e Educação Física Escolar

o estado da arte

Autores

  • Félix William Medeiros Campos Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0000-0003-0076-4046
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68905

Palavras-chave:

Cultura Negra, Práticas Corporais Quilombolas, Educação Popular, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a cultura das práticas corporais realizadas nas comunidades quilombolas, com a intencionalidade de analisar se essas manifestações culturais fazem parte das aulas de Educação Física Escolar em uma perspectiva da educação popular. A produção de conhecimento acerca da temática foi analisada no catálogo de dissertações e teses da CAPES com as palavras-chave “Práticas Corporais Quilombolas” e “Educação Física Escolar”. O levantamento de dados aconteceu entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e onze estudos foram separados para a leitura na íntegra. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo e evidenciou-se que poucas pesquisas problematizam as práticas corporais quilombolas na Educação Física Escolar. A demanda maior de trabalhos ainda se dá no campo da educação e com objetos pautados no cotidiano vivido pelos povos quilombolas, como a formação da identidade negra e a sua cultura. As práticas corporais realizadas nessas comunidades demonstram a importância de jogos, brincadeiras, danças e expressões corporais, pois são passados de geração em geração e refletem as concepções culturais da formação dos quilombos em territórios brasileiros. Defendemos que é necessário descolonizar o currículo da Educação Física com projetos político-pedagógicos que tematizem as práticas corporais quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Félix William Medeiros Campos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; com estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Referências

ALMEIDA, A. W. B. Os quilombos e as novas etnias. In: O’DWYER, E. C. (org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 43-82.

ALMEIDA, D. M. F. et al. Atividades físicas e esportivas e populações tradicionais. In: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. Brasília, 2017. p. 40-57.

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural: feminismos plurais. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARTH, F. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: LASK, T. (org.). O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2000. p. 25-67.

BOSSLE, F. Carta-utopia: palavras para uma teoria pedagógica da educação física escolar crítico-libertadora. In: MEIRELES, B. F. et al. (org.). Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar. Curitiba: CRV, 2021. p. 139-150.

BRACHT, V. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 dez. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 29 jun. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho

de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações

étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_res01_04.pdf?query=etnico%20racial. Acesso em: 29 jun. 2022.

CASTILHO, S. D. Quilombo contemporâneo: educação, família e culturas. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

CHRISTÓFORI, A. L. S. Práticas culturais afrodescendentes na educação infantil: um estudo no CMEI “bem-me-quer”. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1433. Acesso em: 20 ago. 2023.

COSTA, L. F. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade Federal do Pará, Cametá, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7660908#. Acesso em: 20 ago. 2023.

DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

DIAS, L. R. et al. Racismo, educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2021. (Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância). Disponível em: https://ncpi.org.br/publicacoes/wp7-racismo/. Acesso em: 20 ago. 2023.

DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos.

Tempo, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. DOI: 10.1590/S1413-77042007000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

FRANÇA, E. T. O “jeito que o corpo dá”: práticas culturais e práticas curriculares numa roda de samba de pareia. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164517. Acesso em: 20 ago. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FURTADO, R. S. Práticas corporais e educação física escolar: sentidos e finalidades. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 3, p. 156-167, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8600. Acesso em: 22 ago. 2023.

GADOTTI, M. Retomar o sonho interrompido para esperançar e educar em tempos de barbárie. In: VASCONCELOS, J. S.; MENDES, M. T.; MUSSI, D. Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie. São Paulo: Elefante, 2023. p. 37-58.

GOMES, F. M. S. Memórias das danças do marabaixo e do batuque: cultura quilombola e corporeidade na comunidade do Curiaú em Macapá - AP. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1803. Acesso em: 18 ago. 2023.

GOMES, N. L. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. Campinas: Armazém do Ipê, 2004.

GOMES, N. L. Limites e possibilidades da implementação da Lei 10.639/03 no contexto das políticas públicas em educação. In: PAULA, M.; HERINGER, R. (org.). Caminhos convergentes: estado e sociedade na superação das desigualdades sociais. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll Stiftung: ActionAid, 2009. p. 39-74.

GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.htm. Acesso em: 18 ago. 2023.

GONÇALVES, L. S. et al. Currículo, diversidade étnico-raciais e educação física. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 102838-102852, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n12-686. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22267. Acesso em: 29 jul. 2023.

HALL, S.; SOVIK, L.; NOGUEIRA, A. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

LARAIA, R. Cultura, um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Anuário Antropológico, Brasília, v. 28, n. 1, p. 251-290, 2003. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6871. Acesso em: 29 jul. 2023.

LYRIO, L. Jogos e brincadeiras da cultura afro-brasileira nas aulas de educação física. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2019. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1037. Acesso em: 22 ago. 2023.

MALDONADO, D. T.; PRODÓCIMO, E. Por uma epistemologia crítico-libertadora da educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 6-23, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358981676_POR_UMA_EPISTEMOLOGIA_CRITICO-LIBERTADORA_DA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR. Acesso em: 20 jul. 2023.

MAROUN, K. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22370@1. Acesso em: 20 jul. 2023.

MAUSS, M. As técnicas do corpo. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 2003. p. 398-422.

MAUSS, M. Técnicas corporais. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974. p. 212-218.

MIRANDA, S. A. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 369-498, 2012. DOI: 10.1590/S1413-24782012000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vtvxW4PdPS4DjskgsjXqxHN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.

MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MUNANGA, K.; GOMES, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2006.

NASCIMENTO, S. S. Saberes, brinquedos e brincadeiras: vivências lúdicas de crianças da comunidade quilombola Campo Verde/PA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2174444. Acesso em: 22 ago. 2023.

OLIVEIRA, A. A. N. Entre o rio e o mar: práticas corporais e cotidiano na comunidade quilombola do Cumbe. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34738. Acesso em: 22 ago. 2023.

OLIVEIRA, B. M. Práticas corporais e os fazeres pedagógicos: perspectivas da educação escolar quilombola. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5007245. Acesso em: 22 ago. 2023.

PEREIRA, J. K. C. Entre festejos e ofícios: um olhar das manifestações culturais dos toques dos sinos de São João del Rei/Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24HE5. Acesso em: 23 ago. 2023.

PETIT, H. A. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afro ancestral e tradição oral: contribuições do legado africano para a implementação da Lei n. 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.

PINHEIRO, G. J. Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5003. Acesso em: 23 ago. 2023.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 227-278.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.

SANTOS, A. B. Quilombos, modos e significados. Teresina: COMEPI, 2007.

SANTOS, A. B. Colonização, quilombos, modos e significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

SERROTE, J. M. Antroponímia da língua Kimbundu em Malanje. 2015. Dissertação (Mestrado em Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/16178. Acesso em: 23 ago. 2023.

SILVA, A. M. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9228. Acesso em: 24 ago. 2023.

SILVA, A.; FALCÃO, J. L. C. Práticas corporais na experiência quilombola: um estudo com comunidades do estado de Goiás/Brasil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 1-271, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i1.17990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17990. Acesso em: 24 ago. 2023.

SISS, A. Interculturalismo, multiculturalismo e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

SISS, A.; FERNANDES, O. Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações. Série-Estudos, Campo Grande, n. 37, p. 107-119, 2014. DOI 10.20435/serie-estudos.v0i37.772. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/772. Acesso em: 24 ago. 2023.

SOUZA, T. G.; LARA, L. M. O estado da arte de comunidades quilombolas no Paraná: produção de conhecimento e práticas corporais recorrentes. Revista de Educação Física, Maringá, v. 22, n. 4, p. 555-568, 2011. DOI: 10.4025/reveducfis.v22i4.10678. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/ffWvBcy9RhZt3XQhrPmwsqL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2023.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.

VOLSKI, V. O jogo em jogo: educação das relações étnico-raciais e a compreensão das regras por crianças quilombolas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/841. Acesso em: 24 ago. 2023.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

CAMPOS, F. W. M.; MALDONADO, D. T. Comunidades quilombolas, práticas corporais e Educação Física Escolar: o estado da arte. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 150–175, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68905. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)