A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar

um diálogo à luz da pedagogia de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61769

Palavras-chave:

Corpo consciente, Educação Física, Proposta de sistematização

Resumo

Este estudo analisa uma proposta de sistematização denominada Corpo Consciente na Educação Física escolar ancorada na pedagogia freiriana, assim como estrutura seus objetos de conhecimento em uma sequência didática. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo e adota como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referência obras de Paulo Freire que utilizam o conceito estudado. Sua estrutura está subdivida em quatro tópicos, que: demarca o conceito de Corpo Consciente adotado para a Educação Física escolar; vislumbra a Unidade Temática do Corpo Consciente e seus respectivos objetos de conhecimento; expressa uma possibilidade de sistematização dessa Unidade Temática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; compartilha uma sequência didática oportunizada no período de ensino remoto no primeiro semestre de 2021. Conclui, portanto, que a Unidade Temática do Corpo Consciente comprova a diversidade de objetos de estudo que podem ser tematizados na Educação Física escolar; promove o retorno dos estudos sobre o Corpo, por meio de uma perspectiva freiriana e que pode efetivamente promover uma leitura das práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. Isso porque o Corpo Consciente consegue dialogar com a promoção da saúde coletiva e as demais unidades temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil;  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). 

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Faculdade Vale do Jaguaribe

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará, Câmpus Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil; professor da Faculdade Vale do Jaguaribe, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Referências

BRACHT, V. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRASIL. Apresentação PIBID. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 9 ago. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é base, Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1998.

CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

DAÓLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1994.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SILVA, S. P. Educação Física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019. Doi: 10.22456/1982-8918.95771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/95771. Acesso em: 15 ago. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GOELLNER, S. V. et al. Pesquisa qualitativa na educação física brasileira: marco teórico e modos de usar. Revista da Educação Física, Maringá, v. 21, n. 3, p. 381-410, 2010.

GONÇALVES, L. G. Corpo(s) Consciente(s). In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 112-113.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan./fev./mar./abr., 2002. Doi: 10.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.

MACEDO, H. R. S. Identificação e intervenção multidisciplinar nos casos de automutilação e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio, no Colégio Estadual Rio Branco do Ivaí, Estado do Paraná, no ano 2019. 2019. 25 f. Monografia (Especialização) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

MARTINS, R. M.; FERREIRA JUNIOR, J. R.; SILVA, M. E. H. Currículo colaborativo na área de educação física: a experiência do município de Maracanaú-CE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 7, Supl. 3, p. 25-41, 2020.

MARTINS, R. M.; MOURA, D. L. Diversificação de conteúdo para a educação física escolar: o Ultimate Frisbee como possibilidade pedagógica para o ensino dos esportes. In: COSTA, F. R. da; CADAVID, M. A. A.; CARNEIRO, F. F. B. (org.). Ultimate Frisbee: organização, conhecimento e prática de ensino. Curitiba: CRV, 2019. p. 31-46.

MARTINS, R. M. et al. Contextualizando o corpo na educação física escolar: a práxis corporal na formação de corpo(s) consciente(s). In: ANDRADE, C. C. dos S.; GARCIA, I. H. M.; OLIVEIRA, L. M. F. de (org.). O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: diálogos com a educação no século XXI. Natal: SINTERN, 2015. p. 1103-1112.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

SÉRGIO, M. A ciência da motricidade humana e a sua lógica social. RBCE, Brasília, v. 17, n. 3, maio 1996. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/857. Acesso em: 15 ago. 2021.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A. J. F. da; PEIXOTO, R. B.; MARTINS, R. M. O que pensam os professores de educação física sobre a BNCC. In: CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 7., 2018. Anais [...]. Fortaleza: IFCE, 2018, p. 1.

TODARO, M. A. Paulo Freire: pedagogia do corpo consciente. Revista Acadêmica Faculdade Progresso, Guarulhos, v. 1, p. 72-83, 2015. Disponível em: http://revista.progressoead.com.br/index.php/academico/article/view/54. Acesso em: 15 ago. 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

MARTINS, R. M.; NOGUEIRA, P. H. S. A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar: um diálogo à luz da pedagogia de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 259–276, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61769. Acesso em: 21 nov. 2024.