A formação continuada e a pesquisa como elementos fundamentais na constituição profissional das professoras que atuam com/para as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.78055Palabras clave:
Formação contínua, Professoras, Pesquisa, InfânciasResumen
A formação continuada é um processo que está atrelado ao desenvolvimento profissional da carreira do magistério. Nesse sentido, objetiva-se investigar qual a concepção de formação continuada as professoras que atuam com e para as infâncias apresentam, com a intencionalidade de compreender a importância do processo formativo contínuo, atrelado à pesquisa como fio condutor desse trilhar. Metodologicamente, com abordagem qualitativa, a investigação conta com dados empíricos, coletados por meio de questionário, aplicado a 25 docentes que atuam na Educação Infantil (pré-escola), cujos dados foram analisados pelo viés da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a Educação, como uma das instâncias principais na evolução de uma sociedade, necessita de pessoas, profissionais e pesquisadores que pensem, problematizem e tragam formas de fortalecê-la.
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