O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA

REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Marineide de Oliveira Gomes Unifesp - EFLCH
  • Paloma Oliveira Santos Unifesp - campus Guarulhos (PPGE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.26-39

Palavras-chave:

Infâncias, Brincar, Formação de Professores.

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa qualitativa - de natureza exploratória -  que objetivou analisar o lugar do brincar em uma pré-escola pública municipal de São Paulo no “Dia do Brinquedo”, por meio de  observação participante com registro em Diário de Bordo, e as consequências para a formação de professores e para o campo da educação infantil. Foram observadas rotinas predominantemente escolarizantes, a presença marcante das relações de gênero, além de hábitos de consumo e do consumismo manifestados pelas crianças com relação aos brinquedos e o papel mediador do professor nessas interações. Conclui-se que as crianças pesquisadas permanecem invisíveis aos olhos dos adultos/educadores no que se refere às necessidades, interesses, à garantia da vivência das infâncias e das brincadeiras e o pleno direito à educação, levando-nos a refletir acerca da necessária formação lúdica de professores de crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Marineide de Oliveira Gomes, Unifesp - EFLCH

Professora da Universidade Católica de Santos do Programa de Pós-Graduação em Educação; pesquisadora da área de formação de profs., formação de professores para a infância e políticas públicas para a infância.

Paloma Oliveira Santos, Unifesp - campus Guarulhos (PPGE)

Mestranda do PPGE Unifesp -campus Guarulhos e professora de ed infantil.

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

GOMES, M. de O.; SANTOS, P. O. O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 26–39, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.26-39. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/42609. Acesso em: 5 nov. 2024.