Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada:
um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61499Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Formação continuada, Formação contínuaResumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre os termos/conceitos formação contínua e formação continuada, compreendendo as possíveis distinções e aproximações teóricas entre eles, a partir de um diálogo com pesquisadores do campo educacional. Vale salientar que ambos os termos são utilizados por diversos estudiosos e pesquisadores desse campo, porém não apresentam claramente uma explicação epistemológica para utilizar ou defender um ou outro. Esta investigação objetiva suscitar uma análise a respeito dos conceitos discutidos e apresentar a defesa e argumentos de alguns autores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à pesquisa sobre formação de professores. Os dados aqui expostos foram obtidos por meio de troca de correspondências eletrônicas (e-mail) com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal, para conhecer e compreender as diferentes concepções e posicionamentos em relação à discussão desses termos.
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