Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada:

um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61499

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Formação continuada, Formação contínua

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre os termos/conceitos formação contínua e formação continuada, compreendendo as possíveis distinções e aproximações teóricas entre eles, a partir de um diálogo com pesquisadores do campo educacional. Vale salientar que ambos os termos são utilizados por diversos estudiosos e pesquisadores desse campo, porém não apresentam claramente uma explicação epistemológica para utilizar ou defender um ou outro. Esta investigação objetiva suscitar uma análise a respeito dos conceitos discutidos e apresentar a defesa e argumentos de alguns autores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à pesquisa sobre formação de professores. Os dados aqui expostos foram obtidos por meio de troca de correspondências eletrônicas (e-mail) com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal, para conhecer e compreender as diferentes concepções e posicionamentos em relação à discussão desses termos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anair Araújo de Freitas Silva, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Itumbiara/Goiás

Juliano Guerra Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa:

Referências

BRASIL. LDB 9.394 de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
FREIRE, P. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.
FORMOSINHO, J. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Universidade de Aveiro. Aveiro, 1991.
GAMBOA, S. S. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.
GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Ed., 1999.
GATTI. B. A.; BARRETO, E. S. de S.. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACIEL, A. M. da R.; ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2009. Caxambu. Anais. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/trajetorias-formativas-de-professores-universitarios-repercussoes-da-ambiencia-no. Acesso em: 20.11.2020.
MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Nº 36. Educação continuada. 1ª edição. Campinas, SP, 1995.
RODRIGUES, Â.; ESTEVES, M. A análise de necessidades formativas na formação de professores. Portugal: Porto, 1993.
RODRIGUES, Â. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa, Portugal: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2006. (Coleção Ciência da Educação, v. 50).
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

ARAÚJO DE FREITAS SILVA, A. .; ROCHA, J. G. Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada: : um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1143–1155, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.61499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/61499. Acesso em: 1 out. 2022.