Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:

o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede

Autores

  • MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • TATIANE CASTRO DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73728

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino Remoto, Região Norte

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto, a partir da pesquisa Alfabetização em Rede, criada em 2020 e  registrada na Plataforma Brasil. Tal pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender como estava a situação da alfabetizção de crianças no Brasil, durante a pandemia da covid-19. Neste estudo, analisamos os dados específicos da Região Norte, buscando entender fatores que foram únicos nesse contexto regional. Para isso, apresentamos algumas reflexões sobre a pandemia e o ensino remoto, bem como tomamos como base Smolka (2012), Goulart (2014), Braggio (2002), Colello (2021) e Soares (1985, 2004, 2020) para os apontamentos sobre a alfabetização. Os resultados reforçam o importante papel desse espaço de aprendizagem que é a escola, da mediação do professor e da inserção do aluno em práticas reais de interação. Além disso, constatou-se que a maior dificuldade enfrentada pelas professoras alfabetizadoras foi “conseguir que os alunos realizassem as atividades propostas”, dificuldade essa que envolve fatores sociais, econômicos e políticos.

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Biografia do Autor

MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre – Ufac. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) – UFPA/Ufac. Professora da Rede Estadual de Educação do Acre. Contato: marieteamorim@hotmail.com.

TATIANE CASTRO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre e professora Associada dessa instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, da área de linguagem e Letramento. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Alfabetização, Letramentos, Formação de Professores, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa. Na graduação, atua nas disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- Ufac), Linha 2 (Formação e de Professores, Educação e Linguagens), do Programa de Pós- Graduação em Educação na Amazônia - Educanorte e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras/Ufac, no qual está como coordenadora (Biênio 2023/2024). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - Gepel/Ufac e Vice- representante da Região Norte na Abalf - Associação Brasileira de Alfabetização. Também é coordenadora local do Programa Leitura e e Escrita na Educação Infantil - LEEI- Acre. https://orcid.org/0000-0003-4369-2265

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

DE SOUZA AMORIM LIMA, M.; CASTRO DOS SANTOS, T. Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:: o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73728. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73728. Acesso em: 21 nov. 2024.