Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:
o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73728Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino Remoto, Região NorteResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto, a partir da pesquisa Alfabetização em Rede, criada em 2020 e registrada na Plataforma Brasil. Tal pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender como estava a situação da alfabetizção de crianças no Brasil, durante a pandemia da covid-19. Neste estudo, analisamos os dados específicos da Região Norte, buscando entender fatores que foram únicos nesse contexto regional. Para isso, apresentamos algumas reflexões sobre a pandemia e o ensino remoto, bem como tomamos como base Smolka (2012), Goulart (2014), Braggio (2002), Colello (2021) e Soares (1985, 2004, 2020) para os apontamentos sobre a alfabetização. Os resultados reforçam o importante papel desse espaço de aprendizagem que é a escola, da mediação do professor e da inserção do aluno em práticas reais de interação. Além disso, constatou-se que a maior dificuldade enfrentada pelas professoras alfabetizadoras foi “conseguir que os alunos realizassem as atividades propostas”, dificuldade essa que envolve fatores sociais, econômicos e políticos.
Downloads
Referências
ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 — Relatório Técnico (Parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, dez. 2020. DOI: https://bit.ly/3v8zfy9.
BRAGGIO, S.L.B. Leitura e alfabetização – da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
COLELLO, S. M.G. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021.
GOULART, C. M. A. A escrita de textos por crianças em processo de alfabetização:
aprendendo ciências. EdUECE – Livro 1, p. 289-300, 2014.
MACEDO, M. do S. A. N. (Org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1. ed. -São Paulo: Parábola, 2022.
OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212
SANTOS, T. C. dos S.; SILVA, E. F. da. Alfabetização no Acre: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares. In: SOUSA, Alexandre Melo de; GARCIA, Rosane; SANTOS; Tatiane Castro dos. Perspectivas para o ensino de línguas, volume 6. Rio Branco: Edufac, 2022, p. 47-62.
SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa (52), fev. 1985, p. 19-24.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, 2004, Nº 25, p. 5-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
SOARES, M. Alfabetização: o saber, o querer, o fazer. In: MORTATTI, M.R.L; FRADE, I.C.A.S. (org.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. p. 27-35. DOI: https://doi.org/10.36311/2014.978-85-393-0539-1.p27-39
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
VASCONCELOS, M. E. de O.; ALBARADO, E. da C. Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico 20(223), 2020, p. 13-23. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.