Alfabetização corporal

nova perspectiva para o ensino da Educação Física na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72355

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Alfabetização, Alfabetização Corporal, Corporeidade. , Movimento Mundo, Linguagem Corporal

Resumo

Neste estudo ensaístico, o objetivo é refletir de forma problematizadora sobre o lugar que o corpo ocupa no complexo processo de alfabetização para que possamos repensar a finalidade da Educação Física na escola e seu lugar no processo de alfabetização corporal das educandas/os. A alfabetização corporal é um processo que compreende a pessoa em sua integralidade e envolve a aquisição de capacidades, de habilidades e de conhecimentos necessários para compreender e para analisar a existência humana como corporal. Partindo do legado de Santin (2001a), sistematizamos nossa argumentação no sentido de elucidarmos que, historicamente, os processos de alfabetização foram relacionados à formação da inteligência humana, desconsiderando as dimensões corporais. Isso nos permite inferir que o objetivo da Educação Física na escola seja a alfabetização corporal das sujeitas/os. Para tanto, apresenta-se o conceito de alfabetização corporal, sua centralidade e o papel da professora/o nesse processo. Compreende-se o corpo como produção social e vivenciador das aprendizagens, portanto, no processo alfabetizador, deve ser tomado como método de ensino. Aponta-se para a necessidade da área da Educação Física caminhar na direção de pedagogias dos corpos. Pedagogias que, de fato, elejam o corpo como método de ensino e como eixo norteador da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atualmente curso especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - UEPA e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Ao longo dos anos tenho investido grande parte de minhas atividades em questões relacionadas a Educação do Corpo, Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana. Milito pelo combate à discriminação das pessoas LGBTQIAP+ e a promoção de seus direitos no sentido da igualdade/diferença plena. Tenho-o feito no âmbito científico e acadêmico como professor/pesquisador, no âmbito cívico, enquanto ativista e influenciador da população LGBTQIAP+. Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Saúde, Estudos Sociais e Educação Física Escolar. No campo da Saúde os estudos que conduzo dirigem-se, especialmente para área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular em saúde, atenção primária à saúde, formação e atuação de professores para a atuarem na Educação Básica. Dedico-me ainda a investigar programas de intervenção pública em saúde para a população LGBTQIAP+, na perspectiva dos Ideários da Promoção em Saúde e na Educação para Autonomia. Na área da Educação Física Escolar propõe intervenções e projetos de investigação na área de formação e atuação de professores, assim como proponho o desenvolvimento de práticas corporais por meio de uma Pedagogia do Corpo Oprimido. O lócus dessas investigações tem sido as Instituições de Ensino públicas e privadas do Estado do Piauí. Coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq). Sou membro do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq). Sou estudioso do legado Freireano e Marxista.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

SILVA CORREIA, M.; FERREIRA BORGES, C. N. Alfabetização corporal: nova perspectiva para o ensino da Educação Física na escola. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.72355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72355. Acesso em: 30 dez. 2024.