Ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos brasileira em tempos de pandemia

propostas pedagógicas emergentes nas humanidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.58115

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto, Humanidades, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica

Resumen

Neste trabalho, apresentamos as propostas pedagógicas da área de Humanidades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizadas em uma escola pública brasileira, bem como as adaptações feitas a fim da manutenção do vínculo escolar em tempos de pandemia. Buscamos responder a uma pergunta acerca do que podem as Humanidades na EJA, tanto de um modo geral, como durante a crise sanitária que estamos vivenciando, sempre balizadas pelo histórico da EJA no Brasil e pelo projeto pedagógico da escola na qual atuamos. Apoiadas na literatura pertinente à área, compartilhamos nossas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas remotamente, as quais apontam para temas emergentes do mundo contemporâneo e integração interdisciplinar de currículos. Diante das mudanças impostas pela pandemia à educação, reafirmamos o potencial emancipador da educação voltada para a cidadania.

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Biografía del autor/a

Katiuci Pavei, UFRGS _ CAp

Mestre em Educação pela UFRGS, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Sociologia)

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

PAVEI, K.; SUERTEGARAY ROSSATO , M.; LIZ VOGT DE OLIVEIRA, R. Ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos brasileira em tempos de pandemia: propostas pedagógicas emergentes nas humanidades. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 795–808, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.58115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58115. Acesso em: 25 nov. 2024.