Ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos brasileira em tempos de pandemia
propostas pedagógicas emergentes nas humanidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.58115Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto, Humanidades, Interdisciplinaridade, Inovação PedagógicaResumo
Neste trabalho, apresentamos as propostas pedagógicas da área de Humanidades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizadas em uma escola pública brasileira, bem como as adaptações feitas a fim da manutenção do vínculo escolar em tempos de pandemia. Buscamos responder a uma pergunta acerca do que podem as Humanidades na EJA, tanto de um modo geral, como durante a crise sanitária que estamos vivenciando, sempre balizadas pelo histórico da EJA no Brasil e pelo projeto pedagógico da escola na qual atuamos. Apoiadas na literatura pertinente à área, compartilhamos nossas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas remotamente, as quais apontam para temas emergentes do mundo contemporâneo e integração interdisciplinar de currículos. Diante das mudanças impostas pela pandemia à educação, reafirmamos o potencial emancipador da educação voltada para a cidadania.
Downloads
Referências
ASTOLFI, J. P. El aprendizaje de conceptos científicos: aspectos epistemológicos, cognitivos y linguísticos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 6, n. 2. p. 147-155, 1988.
BENVENUTI, J. Letramento, Leitura e Literatura no Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma proposta curricular. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. 392 f.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://constituicao.stf.jus.br/. Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL. CNE/CEB. Parecer CNE/CEB 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. (a)
BRASIL. CNE/CEB. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf .Acesso em: 01 ago. 2000 (b)
BRASIL. IBGE Pesquisa Nacional por Amostra De Domicílios PNAD contínua. Educação 2019. Brasília, 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 28 set. 2020.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios COVID19 _PNAD COVID19. Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em: 28 set. 2020.
BRASIL. MEC/INEP. MEC/INEP. Censo escolar 2018: notas estatísticas. Brasília, 2018. Disponível em: www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/. Acesso em: 14 maio 2019.
BRASIL. MEC/INEP. Censo escolar 2019: resultados e resumos. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 28 de set. de 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 959, de 27 de setembro de 2013. Estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais, pelos Estatutos de suas respectivas Universidades e por seus Regimentos próprios. DOU de 30/09/2013 (nº 189, Seção 1, pág. 9). Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2013/10/Portaria-959-de-27-de-setembro-de-2013.pdf. Acesso em: 26 nov. de 2019.
CAVALCANTI, L. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana. Campinas: Papirus, 2008.
COELHO, S. M. et al. Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 122-49, ago. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770/6239. Acesso em: 09 set. 2020.
CONSELHO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. Ofício CONDICAp Nº 07 /2013. Goiânia, 6 jul. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/TabelaAreasConhecimento_072012_atualizada_2017_v2.pdf Acesso em: 09 set. 2019.
HADDAD, S. Relatório preliminar de pesquisa: a situação da educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Mimeo, 2006.
PAULA, C. Q. de ; ROSSATO, M. S. ; FONTANA, C. . Contextos inter e transdisciplinares de ensino de geografia para a compreensão do território usado. Cadernos de Geografia, v. 38, p. 87-98, 2019. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/download/38_2/5035/23714. Acesso em: 19 de maio 2021.
PAVEI, K. Múltiplos lugares da Sociologia na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: Cristiano das Neves Bodart; Roniel Sampaio-Silva. (Org.). O Ensino de Sociologia no Brasil. 1 ed. Maceió: Café com Sociologia, 2019, v. 2, p. 155-178.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3a Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
ROSSATO, M. S.; SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa no ensino de Geografia como possibilidade de diálogos trans e interdisciplinares. Geografia Ensino e Pesquisa, 18(2), 57-76, 2014. Disponível em http://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/11033/pdf. Acesso em: 28 de set. de 2020.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e Interdisciplinaridade. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, 18, 43 – 54, 2003. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13601. Acesso em: 28 de set. de 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. COLÉGIO DE APLICAÇÃO. UFRGS/CAp. Projeto da Equipe da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Porto Alegre, 2019. 33p.
VITAL JUNIOR, R.R. A interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos. Ciências e Letras (Porto Alegre), v. 40, p. 98-111, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.