A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ALFABETIZADORAS

Autores/as

  • Vaneide Corrêa Dornellas ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.293-303

Palabras clave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumen

A busca de estratégias de ensino e ferramentas que promovam a construção do conhecimento pela criança deve ser fundamental para o professor alfabetizador. O aprendizado da leitura e escrita, bem como de cálculos e o desenvolvimento do raciocínio lógico não deve ser visto como atividade mecânica e repetitiva, sem a necessidade de reflexão pela criança. É importante que o aprendiz se aproprie, de modo consciente, de como funciona a língua e/ou a Matemática. Os jogos na alfabetização podem ajudar as crianças se tornarem mais autônomas na apropriação da escrita, do raciocínio e envolver ainda, conteúdos das Ciências, tanto sociais quanto da natureza. Jogando, a criança consegue, com mais facilidade comparar, criar, analisar, associar, nomear, calcular, classificar, compor, conceituar, e despertar o interesse pelos temas propostos. Os desafios, brincadeiras e prazer proporcionados pelos jogos podem levar as crianças a diferentes níveis de compreensão de forma lúdica, divertida e espontânea. Além de poder potencializar a criatividade e contribuir para o progresso intelectual das crianças, são recursos valiosos e motivadores do processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades.

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Citas

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Publicado

2018-04-28

Cómo citar

DORNELLAS, V. C. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ALFABETIZADORAS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 293–303, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.293-303. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41978. Acesso em: 26 nov. 2024.

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