QR CODES COMO FERRAMENTA INTERATIVA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Marília Stylianoudakis IFTM/UBERLANDIA
  • Ricardo Soares Bôaventura IFTM/UBERLANDIA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.270-276

Palabras clave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumen

Este trabalho aborda a questão do uso dos de celulares no ambiente escolar como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Estamos vivenciando um momento de transição da implementação da tecnologia na educação, podemos perceber que não existe um caminho traçado a seguir, porém nos deparamos com o desafio dos celulares presentes em sala de aula e com o dilema proibir X explorar. Diante desse cenário buscamos formas de explorar o uso de celulares em sala de aula, mostrar para os discentes que é possível aprender utilizando o celular. A proposta desse artigo é de aplicação na área de matemática e funciona como uma caça ao tesouro por meio de QR codes (é uma espécie de código de barras que pode armazenar informações, fotos, mídias, dentre outros), seria confeccionados QR codes e em seguida os espalharíamos pela escola esses por sua vez conteriam cálculos matemáticos, por meio do celular os alunos descodificariam esse código e teriam acesso a operação a ser resolvida. O resultado dessa operação seria a quantidade de metros que o aluno teria que percorrer até o próximo QR code, com o auxilio de uma trena ele poderá mensurar o caminho e com uma bússola a direção a seguir. O presente trabalho irá abordar temas da matemática, unidades de medida e orientação, ou seja, podemos trabalhar de forma interdisciplinar mostrando para os discentes que existem formas de aprender com o auxilio do celular e conciliar esse entrave que existe entre os novos meios de comunicação e o ambiente de sala de aula.

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Citas

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Publicado

2018-04-28

Cómo citar

STYLIANOUDAKIS, M.; BÔAVENTURA, R. S. QR CODES COMO FERRAMENTA INTERATIVA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 270–276, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.270-276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41971. Acesso em: 5 nov. 2024.

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