ARTEFATOS MIDIÁTICOS PARA A INFÂNCIA E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

Authors

  • Jaira Maria da Silva de Almeida UFU
  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.245-257

Keywords:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Abstract

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). O objetivo geral consistiu em analisar as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas veiculadas para o público infantil para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. A metodologia recorreu a pesquisa bibliográfica e documental. Nessa apresentação o recorte é as relações que se estabelecem entre cartografia, infância e mídia. Constata-se que as crianças, na contemporaneidade se constituem em mercado consumidor, assim são inúmeros os produtos da mídia que adentram esse universo. A revista se apresenta como um desses produtos e traz produções cartográficas em que a dimensão informativa comunicativa e expressiva estão em ação. É no embate constante da relação texto, produção e público que os significados são construídos, às crianças, não cabe apenas o papel passivo de fruidores de um mercado cultural, mas se constituem também como produtores de cultura. Os produtores da mídia recorrem às produções cartográficas para finalidades variadas; no caso das revistas seja para ilustrar ou para comunicar alguma informação. Compreender como e quais relações se estabelecem entre essas criações midiáticas e a infância conduz à formação de um olhar crítico e aponta para os limites e possibilidades de atuação de ambas as partes na construção da realidade vivenciada. Muitas são as produções cartográficas presentes nesses dispositivos, e percebemos que este, ao ser abordado no espaço escolar, não apenas contribui para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia, como finda por promover uma educação para as mídias com a proposição do desenvolvimento de uma postura questionadora frente a esses artefatos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BUCKINGHAM, David. Precisamos realmente de educação para os meios? Comunicação & Educação, Ano XVII, n. 2, p. 41-60, jul./dez. 2012. Disponível em:< http://www.revistas. usp.br/comueduc/article/view/73536/77235>. Acesso em: 15 nov. 2015.

BUCKINGHAM, David. Repensando a criança consumidora: novas práticas, novos paradigmas. Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 09, n. 25, p. 42-72, ago. 2012. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/311/pdf_2>. Acesso em: 20 out. 2015.

BUCKINGHAM, David. Aprendizagem e Cultura Digital. Revista Pátio, Editora Artmed. n. 44, jan. 2008. Disponível em: <http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/david_buckingham_ aprendizagem_cultura_digital.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 05 out. 2015.

CAZETTA, Valéria. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens.Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales.Universidad de Barcelona. v. 14, n. 847, novembro, 2009. Disponível em: <http://www.ub.es/ geocrit/b3w-847.htm>. Acesso em: 05 out. 2015.

LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino em Re-vista. v. 19, n. 2, p. 323-334, jul/dez. 2012.

LOPES, Jader Janer Moreira. Mapa dos cheiros: cartografia com crianças pequenas. Revista Geografares, n.12, p. 211-227, julho, 2012.

LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Publica, Cuiabá, v. 22, n.49/1, p.283-294, maio/ago., 2013. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/index. php/educacaopublica/arti cle/view/915/716. Acesso em: 10 out. 2015.

OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado de. Mapas em deriva - imaginação e cartografia escolar. Geografares, Vitória (ES), v. 12, p. 1-49, jul., 2012.< http://www.periodicos.ufes.br/geografares/ article/viewFile/3187/2397 >. Acesso em: 10 out. 2015.

Published

2018-04-28

How to Cite

ALMEIDA, J. M. da S. de; SILVA JÚNIOR, A. F. da. ARTEFATOS MIDIÁTICOS PARA A INFÂNCIA E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 245–257, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.245-257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41969. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.