Evaluation of children's literacy learning in the context of emergency remote education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.79581

Keywords:

Literacy; Learning Assessment; Emergency Remote Teaching.

Abstract

This article sought to examine the assessment process of children’s literacy within the context of Emergency Remote Teaching (ERT), based on the narratives of two literacy teachers who, in 2020, worked at a rural school in Rio Grande do Sul. Data were collected through online focus groups. The analysis reveals that the teachers adopted a range of strategies to assess children’s literacy during ERT, such as remotely administered diagnostic dictations, individualized feedback derived from the correction of printed assignments, and requests for records of children completing tasks through photos, videos, and phone calls. Nevertheless, the findings indicate that these strategies proved insufficient to effectively monitor the literacy development of the children.

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Author Biographies

  • Verônica Amorim Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas sob a orientação da professora Dra. Caroline Braga Michel (2021/atual). Pós graduação em Alfabetização e Letramento pela Universidade Pitágoras Unopar (2020) e Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar pela Universidade Pitágoras Unopar (2021); Graduação em Letras Licenciatura Plena - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela FURG (2005); Formada no Magistério a nível de Ensino Médio pelo Instituto Educacional São José (1997). Foi professora efetiva da Rede Municipal de Educação de São José do Norte - RS (2000/2013); Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do RS desde 2004; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI/FURG; Com experiência na área de educação há 20 anos, com ênfase em Alfabetização. Atualmente é Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marques de Souza na cidade de São José do Norte.

  • Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande

    Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURG) e é Editora Chefe da Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao PPGEDU/FURG. Possui graduação em Pedagogia Hab. Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG - 2007), Especialização em Educação Física Escolar (FURG - 2010), Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG - 2011) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2017). Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2017 - 2018), com auxílio financeiro do CNPq. É integrante do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em alfabetização e Letramento (GEALI/FURG). É coordenadora do Centro de Memória (CEMEDU), vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização, da formação de professores, da história da educação e das ciências. Além disso, tem experiência na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Superior e como coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais.

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Published

2025-12-15

How to Cite

AMORIM SARAIVA, Verônica; BRAGA MICHEL, Caroline. Evaluation of children’s literacy learning in the context of emergency remote education. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.79581. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/79581. Acesso em: 27 dec. 2025.

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