Pesquisa Fenomenológica:
o pensar filosófico enquanto possibilidade de construção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.75890Palavras-chave:
Corpo, Corporeidade, FenomenologiaResumo
Buscando por novas possibilidades para uma educação escolar que coloque a criança no centro de suas preocupações, encontramos na Fenomenologia a perspectiva para construir conhecimento a partir do pensar filosófico. Desenvolvemos este estudo objetivando descrever como docentes, que atuam nos 3° e 4° anos do Ensino Fundamental, apresentaram-se ao participar de uma pesquisa fenomenológica. Os/As participantes responderam a duas perguntas: 1) como a criança aprende? e 2) que é corpo-criança na aprendizagem?. Os registros das participações foram feitos em um diário de campo e os resultados foram organizados por meio da Técnica de Elaboração e Interpretação de Unidades de Significados (U.S.). U.S. referentes à primeira pergunta: pausas reflexivas; questão difícil; respondeu com segurança; respondeu com agilidade; suspiros e/ou sorrisos; gerar contribuições; utilizou rascunho. Referentes à segunda pergunta, encontramos as mesmas U.S., com variação para o aumento das risadas e/ou suspiros e para a U.S.: primeiro contato com o termo. Entendemos que a pesquisa Fenomenológica provoca pensamentos e reflexões pouco comuns em seus participantes e a possibilidade de construir conhecimento capaz de aproximar o ser de si mesmo, dos outros e do mundo, podendo ser um caminho propício a uma Educação, via corporeidade, que perceba o Ser de maneira complexa.
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