Processos e Práticas de Alfabetização

investigação em uma escola pública de tempo integral

Autores

  • Elisabete F. E. Campos Universidade Metodista de São Paulo
  • Andreia de Souza Grava Universidade Metodista de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2023-0714

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.49803

Palavras-chave:

Políticas de alfabetização. Concepção de alfabetização. Escola de tempo integral.

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa qualitativa, com o objetivo de identificar os fatores presentes nos processos e práticas de alfabetização em uma escola de tempo integral de um município da Grande São Paulo. A política de tempo integral requer investimento em alfabetização, que ocorre de forma particular nas diferentes redes e escolas, o que levou a essa investigação, entrevistando a coordenadora pedagógica e professores que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental. As manifestações dos entrevistados, analisadas com base em teóricos da área, especialmente Freire e Ferreiro, revelaram que ainda predomina a compreensão da alfabetização como ensino de código considerado pré-requisito para o letramento, e não há trabalho coletivo para problematizar essa concepção, que se afasta dos teóricos referidos. Excluir docentes dos debates sobre políticas educacionais, somando-se à ausência de estudos teóricos articulados com as análises e reflexões de suas práticas, pode contribuir com dificuldades nos processos de alfabetização e levar à reprovação de estudantes. Nos destaques finais, apontamos os descompassos das políticas e as diretrizes anunciadas pelo atual governo, preocupado em eliminar a ideologia na educação e implantar o método fônico.

 

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Biografia do Autor

Andreia de Souza Grava , Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação". 

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

CAMPOS, E. F. E. .; GRAVA , A. de S. . Processos e Práticas de Alfabetização: investigação em uma escola pública de tempo integral. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 503–522, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.49803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/49803. Acesso em: 6 dez. 2024.