PESQUISA E LEITURA EM FOCO
UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS VOLTADA PARA O ENSINO DE ORTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.40-54Palavras-chave:
Ensino de ortografia, leitura e pesquisa, jogosResumo
O presente artigo parte de uma pesquisa voltada para a produção de uma proposta de atividade para o ensino de língua portuguesa baseada na Pedagogia dos Multiletramentos, que considera a multiculturalidade da sociedade globalizada e a multimodalidade dos textos que a constituem. A proposta de atividade aqui apresentada sugere que seja feito um trabalho intenso com leitura e pesquisa, utilizando o meio digital como suporte para estudo de questões relacionadas à ortografia. Os alunos serão instigados a realizar uma pesquisa para análise de regras ortográficas e seus usos correntes em perfis de redes sociais. Com este trabalho o professor poderá explorar a diversidade linguística e cultural da sociedade contemporânea, além de possibilitar o contato com vários gêneros textuais. A proposta também aborda o ensino de ortografia por meio do Jogo Soletrando, proporcionando o divertimento e o aprendizado dos alunos de forma lúdica e interessante.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. vol. 2. Brasília, 1997.
DUDENEY, G, HOCLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.
ROJO, R. H. R. ;MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHNEUWLY, B. DOLZ. J. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.