Português sem fronteiras na UFRRJ e a importância dos cursos de extensão para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45372Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de PLE, Prática docente, português sem fronteiras, Formação de professores em PLE/PLA, Ações de extensão, Ensino-aprendizagem de PLE/PLA.Resumo
O objetivo deste texto é mostrar a relevância dos cursos de extensão para o desenvolvimento de ações pedagógicas na área de Português como língua estrangeira e adicional (PLE/PLA) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para tanto, será apresentada e discutida a articulação de pressupostos teóricos, relacionados à concepção de língua-cultura (MENDES, 2008, 2011) e a de gêneros discursivos (ROJO;BARBOSA, 2015; MARCUSCHI, 2008), com pressupostos metodológicos ancorados em Kumaravadivelu (2003). Os resultados demonstram que o planejamento de ações para esse tipo de curso são sensíveis às necessidades dos participantes tanto dos cursos de formação do professor da referida área quanto dos cursos de ensino-aprendizagem do Português para falantes de outras línguas.
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Referências
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