ORALIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS EM SALA DE AULA

UMA QUESTÃO AINDA POUCO FALADA

Autores

  • Leonor Werneck dos Santos UFRJ
  • Welington de Almeida Cruz Mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), UFRJ
  • Vanessa Antunes UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2017v19.n.2.168-195

Palavras-chave:

Linguística de Texto 1. Ensino de língua 2. Gêneros orais 3.

Resumo

Neste artigo, refletimos a respeito do ensino dos gêneros textuais orais nos níveis fundamental e médio, enfatizando aspectos gerais relacionados à oralidade e questões pertinentes à abordagem dos gêneros, exemplificando com entrevista. Destacamos como alguns livros didáticos têm abordado os gêneros textuais (SANTOS, 2009a, 2009c, 2011) e retomamos o alerta de Marcuschi (1997, 2005), a respeito da pouca atenção dada à oralidade em sala de aula, atualizando o debate sobre o tema, com base em Cruz (2012). Quanto ao trabalho com o gênero entrevista, citamos algumas atividades elaboradas por Antunes (2015). Com isso, pretendemos mostrar o que ainda falta enfatizar no ensino de gêneros orais na escola e sugerir caminhos para auxiliar a tarefa do professor que pretenda inserir essa temática nas suas aulas.

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Biografia do Autor

Leonor Werneck dos Santos, UFRJ

Depto. Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) / Fac. de Letras/UFRJ

Vanessa Antunes, UFRJ.

Mestranda em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa),

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

WERNECK DOS SANTOS, L.; CRUZ, W. de A.; ANTUNES, V. ORALIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS EM SALA DE AULA: UMA QUESTÃO AINDA POUCO FALADA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 168–195, 2017. DOI: 10.14393/OT2017v19.n.2.168-195. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40179. Acesso em: 23 dez. 2024.