REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL.

Autores

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.67-89

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta como objetivo socializar uma análise teórica realizada no Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial da ESEBA/UFU - GEAI, especialmente acerca da temática Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Para a realização da presente análise fez-se necessária uma breve conceituação dos termos alfabetização e letramento para o grupo de pesquisadoras envolvidas nesse processo e ainda uma reflexão sobre as influências da formação inicial, e especialmente a continuada, nas concepções docentes e nas diferentes formas de planejamento e organização da rotina alfabetizadora. Uma das referências de formação continuada utilizada no presente estudo foi o material produzido pelo Ministério da Educação(MEC), para o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa(PACTO) - programa lançado em 2013 pelo governo federal, cujo objetivo é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade/3º ano do Ensino Fundamental. A análise realizada permitiu reflexões sobre a relação entre formação continuada, concepções e planejamento para os contextos de alfabetização inicial. Palavras-chaves: Concepções, formação continuada, planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Inspeção Escolar(2006) e Mestrado em Educação(2009) todos pela Universidade Federal de Uberlândia . Atuou como integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento Pedagógico das Unidades de Educação Infantil Conveniadas de Uberlândia pela Secretaria Municipal de Educação e formadora local pelo convênio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Avisa Lá e atualmente é professora efetiva das séries iniciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, artes visuais e Ensino Fundamental de nove anos.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

ABREU, M. M. de O. REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 67–89, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.67-89. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27716. Acesso em: 23 dez. 2024.