REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL.
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.67-89Resumo
Resumo: O presente artigo apresenta como objetivo socializar uma análise teórica realizada no Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial da ESEBA/UFU - GEAI, especialmente acerca da temática Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Para a realização da presente análise fez-se necessária uma breve conceituação dos termos alfabetização e letramento para o grupo de pesquisadoras envolvidas nesse processo e ainda uma reflexão sobre as influências da formação inicial, e especialmente a continuada, nas concepções docentes e nas diferentes formas de planejamento e organização da rotina alfabetizadora. Uma das referências de formação continuada utilizada no presente estudo foi o material produzido pelo Ministério da Educação(MEC), para o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa(PACTO) - programa lançado em 2013 pelo governo federal, cujo objetivo é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade/3º ano do Ensino Fundamental. A análise realizada permitiu reflexões sobre a relação entre formação continuada, concepções e planejamento para os contextos de alfabetização inicial. Palavras-chaves: Concepções, formação continuada, planejamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.