Atualizações da prosa de ficção antiga
Análise comparativa de As Efesíacas, de Xenofonte de Éfeso, e A Viuvinha, de José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-65Palavras-chave:
Prosa de ficção antiga, Romance grego, As Efesíacas, A ViuvinhaResumo
Este artigo apresenta uma análise comparativa das obras As Efesíacas – Ântia e Habrócomes, de Xenofonte de Éfeso, e A Viuvinha, de José de Alencar, com o objetivo de verificar as semelhanças e distanciamentos entre ambas, estabelecendo relações entre o “romance grego” e o romance moderno. A análise dividiu-se em três subtópicos que tratam de: formas de enamoramento, morte aparente e cenas de reconhecimento. Evidenciou-se que A Viuvinhaapresenta características encontradas no romance antigo, contudo alguns elementos são atualizados conforme o contexto do século XIX, permitindo pensar o romance de Alencar como herdeiro de uma longa tradição literária que se renova e se atualiza ao longo do tempo.
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. A viuvinha – Cinco Minutos. (s. l): Editora Fazer, 2022. E-book/Kindle.
ALENCAR, José de. Como e por que sou romancista. Rio de Janeiro: Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1893.
BRANDÃO, Jacynto Lins. A invenção do romance. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005. 292 p.
DUARTE, Adriane da Silva. As cenas de reconhecimento na poesia grega. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
PINHEIRO, Marília Pulquério Futre. Prefácio. In: RUAS, Vítor. XENOFONTE de Éfeso. As Efesíacas ou Ântia e Habrócomes. Tradução de Vítor Ruas. Lisboa: Editora Cosmos, 2000. p. IX-XIII.
PINHEIRO, Marília Pulquério Futre. Origens gregas do romance. In: OLIVEIRA, Francisco de; FEDELI, Paolo; LEÃO, Delfim. O romance antigo: origens de um gênero literário. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2005. p. 9-32.
PEREIRA, Patrícia Regina Cavaleiro. Cartas de ficção: um capítulo da obra alencariana. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 64, p. 319-323, 2016. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p310-323
RUAS, Vítor. Introdução (pp.XIX-LXXXIV). In: XENOFONTE de Éfeso. As Efesíacas ou Ântia e Habrócomes. Tradução de Vítor Ruas. Lisboa: Editora Cosmos, 2000.
SANTOS, Anne C. de M. Elementos folhetinescos em A viuvinha, de José de Alencar: a construção do romance brasileiro. Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. p. 1801-1808.
SILVA, Maria de Fátima de Sousa. Introdução. In: CARÍTON. Quéreas e Calírroe. Tradução de Maria de Fátima de Sousa e Silva. Lisboa: Editora Cosmos, 2000. p. XI-L.
SILVA, Luiz Carlos André Mangia. As cenas de reconhecimento no romance Dáfnes e Cloé. Classica, v. 35, n. 2, 2022. https://doi.org/10.24277/classica.v35i2.1012
XENOFONTE de Éfeso. As Efesíacas ou Ântia e Habrócomes. Tradução de Vítor Ruas. Lisboa: Editora Cosmos, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Marcia Geralda Almeida (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.