A literatura em transe de Ricardo Piglia e Rubens Figueiredo: o conflito das ideias na Academia

Autores

  • Paulo César Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-25

Palavras-chave:

Academia. Crítica. Ficção. Escritor. Intelectual.

Resumo

Este trabalho tem como tema a questão do empobrecimento do debate intelectual e discute, a partir das leituras literárias de narrativas contemporâneas, em especial as de O caminho de Ida, de Ricardo Piglia (2014), romance  em que o espaço acadêmico é representado como cenário de ideias em conflito, e do conto "A última palavra", da coletânea Contos de Pedro, de Rubens Figueiredo (2006), as relações entre ética, estética e academia. Com isso, na leitura comparativa dessas obras veremos de que modo será encenada a problematização do escritor, da literatura e do intelectual frente ao mundo da mercadoria, traduzida pelo termo globalização. Com foco na recente reflexão teórica sobre o debate intelectual na academia, investigaremos de que maneiras a ficção de Piglia e Figueiredo, optando pela paródia, pelo uso da ironia e da crítica político-ideológica para ficcionalizar um mundo em que o sujeito histórico se encontra enredado, lança luzes sobre questões contemporâneas, a saber: o conflito entre a tradição e o novo; o sujeito enclausurado no mundo da mobilidade; e as possibilidades éticas em tempos voláteis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorando em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

OLIVEIRA, P. C. S. de. A literatura em transe de Ricardo Piglia e Rubens Figueiredo: o conflito das ideias na Academia. Letras & Letras, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 366–385, 2015. DOI: 10.14393/LL64-v31n1a2015-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/29516. Acesso em: 21 maio. 2022.