Quem tem medo do ensino remoto?

Desafios do ensino de literatura na era das plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-21

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Plataformas digitais, Leitura profunda, Intermidialidade, Ensino Médio

Resumo

A necessidade de migração das aulas presenciais para as plataformas digitais, decorrente da pandemia de COVID-19, agravou um quadro que já não era em nada auspicioso: o do ensino de literatura. Se a dificuldade na manutenção dos níveis de atenção sobre o texto literário, condição necessária para uma experiência de leitura profunda, que desenvolva habilidades analógicas, inferenciais e empáticas, já se impunha como um desafio em sala de aula, as contingências inerentes ao ensino remoto e a própria natureza da leitura em tela tornam a tarefa ainda mais árdua. Este artigo tem por objetivo refletir sobre alguns desafios que se impõem ao ensino de literatura na era das plataformas digitais e propor, em caráter experimental, alguns modos de abordagem que, eventualmente, podem torná-lo mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Martoni, Centro Universitário UniAcademia

Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Mestrado em Letras do Centro Universitário UniAcademia.

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CECHINEL, André. Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.

CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Orientação Crítica. In: BUESCU, Helena Carvalhão; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Qixote, 2001.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FISCHER, Luís Augusto; LUFT, Gabriela; FRIZON, Marcelo; LEITE, Guto; LUCENA, Karina; VIANNA, Carla; WELLER, Daniel. A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nonada Letras em Revista, ano 15, n. 18, p. 111-126, 2012. DOI: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/140331/000985040.pdf?sequence=1

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 3, p. 7-16, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002

LUFT, Gabriela Fernanda Cé. Retrato de uma disciplina ameaçada: a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tese de doutorado. 2014. 302 f. Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MATOS, Gregório de. Obra poética. Rio de Janeiro: Record, 1990.

MÜLLER, Jürgen. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, v. 11, p. 16-29, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i9p16-29.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino de literatura. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

QUEZADA, Reyes Limon; TALBOT, Christie; QUEZADA-PARKER, Kristina Belen. From bricks and mortar to remote teaching: a teacher education programme‘s response to COVID-19, Journal of Education for Teaching, p. 472-483, v. 46, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1801330

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. (Ed.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

MARTONI, A. Quem tem medo do ensino remoto? Desafios do ensino de literatura na era das plataformas digitais. Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 375–391, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-21. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57629. Acesso em: 16 ago. 2022.