Quem tem medo do ensino remoto?
Desafios do ensino de literatura na era das plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-21Palavras-chave:
Ensino de literatura, Plataformas digitais, Leitura profunda, Intermidialidade, Ensino MédioResumo
A necessidade de migração das aulas presenciais para as plataformas digitais, decorrente da pandemia de COVID-19, agravou um quadro que já não era em nada auspicioso: o do ensino de literatura. Se a dificuldade na manutenção dos níveis de atenção sobre o texto literário, condição necessária para uma experiência de leitura profunda, que desenvolva habilidades analógicas, inferenciais e empáticas, já se impunha como um desafio em sala de aula, as contingências inerentes ao ensino remoto e a própria natureza da leitura em tela tornam a tarefa ainda mais árdua. Este artigo tem por objetivo refletir sobre alguns desafios que se impõem ao ensino de literatura na era das plataformas digitais e propor, em caráter experimental, alguns modos de abordagem que, eventualmente, podem torná-lo mais eficiente.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CECHINEL, André. Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240035.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Orientação Crítica. In: BUESCU, Helena Carvalhão; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Qixote, 2001.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FISCHER, Luís Augusto; LUFT, Gabriela; FRIZON, Marcelo; LEITE, Guto; LUCENA, Karina; VIANNA, Carla; WELLER, Daniel. A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nonada Letras em Revista, ano 15, n. 18, p. 111-126, 2012. DOI: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/140331/000985040.pdf?sequence=1
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 3, p. 7-16, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002
LUFT, Gabriela Fernanda Cé. Retrato de uma disciplina ameaçada: a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tese de doutorado. 2014. 302 f. Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
MATOS, Gregório de. Obra poética. Rio de Janeiro: Record, 1990.
MÜLLER, Jürgen. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, v. 11, p. 16-29, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i9p16-29.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino de literatura. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
QUEZADA, Reyes Limon; TALBOT, Christie; QUEZADA-PARKER, Kristina Belen. From bricks and mortar to remote teaching: a teacher education programme‘s response to COVID-19, Journal of Education for Teaching, p. 472-483, v. 46, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1801330
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. (Ed.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.