As relações entre literatura e pintura nos manuais: Brasil e Portugal depois das novas diretrizes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-8Palavras-chave:
Literatura, Pintura, Livros didáticosResumo
Com diferentes ênfases, o diálogo entre literatura e outras artes é referido como estratégia positiva para a formação estética em geral nas diretrizes curriculares de Brasil e Portugal. Diante dessa constatação, neste artigo, minha proposta foi avaliar esse diálogo em livros didáticos de Brasil e Portugal, mas delimitando o objeto apenas na relação entre literatura e pintura. Para isso, recorri a uma amostragem da produção mais recente do gênero, relativa ao Ensino Médio de Brasil e Portugal, disponíveis na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e na Biblioteca do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina. Verificou-se que, nos manuais consultados, as propostas de diálogo entre essas artes existem, e existem quanto mais os manuais se tornam contemporâneos. Há muito ainda, é claro, do mero uso da pintura ou de pormenor dela para ilustrar textos literários, sem proposta de diálogo e, às vezes, sequer de relação significativa. Todavia, minha avaliação observou exemplos em que a reprodução iconográfica de pinturas é utilizada como recurso para construir sentidos. Nesses casos, isso enriquece a leitura do texto literário, contribuindo para iluminar mutuamente signos e gramáticas dos textos literários e pictóricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.