Leitura de texto multimodal: explorando a charge no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Aluizio Lendl Bezerra UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Eliete Alves Lima
  • Marcos Nonato Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-11

Palavras-chave:

Multiletramentos, Texto multimodal, Leitura, Ensino, Charge

Resumo

A forte presença da multimodalidade nos eventos comunicativos na pós-modernidade passou a exigir dos sujeitos novas habilidades leitoras, fazendo surgir a necessidade de uma abordagem multimodal nas aulas de Língua Portuguesa. Este artigo tem como objetivo abordar o ensino de leitura através de uma abordagem multimodal, explorando a charge com dez alunos do Ensino Fundamental. Os dados coletados de forma aleatória foram analisados à luz de Kress e Van Leeuwen (2006). Os resultados mostraram que os alunos passaram a considerar os elementos multimodais que compõem as charges, tornando, assim, o processo de atribuição de sentido mais detalhado e criterioso. A análise de textos multimodais considerando a linguagem verbal e a não verbal favoreceu a efetivação de uma leitura mais profunda; contudo, o desenvolvimento do posicionamento crítico ainda necessita de mais prática para se efetivar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluizio Lendl Bezerra, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado Profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Eliete Alves Lima

Professora da Educação Básica e Mestrado Profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Marcos Nonato Oliveira

Professor do Programa de Mestrado Profissional e Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente dedica-se à pesquisa acerca do ensino de línguas mediado pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

BEZERRA, A. L.; LIMA, E. A.; OLIVEIRA, M. N. Leitura de texto multimodal: explorando a charge no ensino de Língua Portuguesa. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 226–242, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34584. Acesso em: 19 maio. 2022.