Leitura de texto multimodal: explorando a charge no ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-11Palavras-chave:
Multiletramentos, Texto multimodal, Leitura, Ensino, ChargeResumo
A forte presença da multimodalidade nos eventos comunicativos na pós-modernidade passou a exigir dos sujeitos novas habilidades leitoras, fazendo surgir a necessidade de uma abordagem multimodal nas aulas de Língua Portuguesa. Este artigo tem como objetivo abordar o ensino de leitura através de uma abordagem multimodal, explorando a charge com dez alunos do Ensino Fundamental. Os dados coletados de forma aleatória foram analisados à luz de Kress e Van Leeuwen (2006). Os resultados mostraram que os alunos passaram a considerar os elementos multimodais que compõem as charges, tornando, assim, o processo de atribuição de sentido mais detalhado e criterioso. A análise de textos multimodais considerando a linguagem verbal e a não verbal favoreceu a efetivação de uma leitura mais profunda; contudo, o desenvolvimento do posicionamento crítico ainda necessita de mais prática para se efetivar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.