O saber e o sabor do texto literário

Uma experiência com Tchau, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-25

Palavras-chave:

Leitura, Texto Literário, Ensino de Língua Materna, Linguística, Literatura

Resumo

O trabalho em questão tem por objetivo apresentar proposta didática aplicada em turma inicial do Ensino Fundamental 2, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira/CAp UERJ, a partir da leitura crítica, feita em sala de aula, do livro Tchau, de Lygia Bojunga (2021). A perspectiva pedagógica da atividade encaminhou-nos para reflexões e apontamentos teóricos sobre a leitura do texto literário, considerando a associação entre Literatura e Linguística importante ferramenta para o ensino de língua materna. Nesse sentido, tratamos dos impactos da Literatura para a formação leitora e cultural de estudantes do 6º ano, além de refletir sobre o seu papel no tocante a aspectos do desenvolvimento psicoafetivo na fase de transição da infância para adolescência. Destacamos a defesa premente da leitura do texto literário na educação básica, como fonte privilegiada para a emancipação linguístico-discursiva dos estudantes, porque, antes, configura-se como potencialidade simbólica para emancipação e reconhecimento de si próprio e do mundo.

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Biografia do Autor

  • Daniela Porte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Letras (Língua Portuguesa). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Carlos Henrique Soares Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui Licenciatura em Letras: Português-Literaturas (2017) pela Faculdade de Letras da UFRJ, Mestrado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pelo PPGLEV-UFRJ (2020) e Doutorado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) também pelo PPGLEV-UFRJ (2022). Desde a iniciação científica (2014-2016, com bolsa concedida pelo CNPq), dedica-se ao estudo da obra de Hélia Correia, resultando em uma dissertação cujo corpus privilegiado foi o romance "A Casa Eterna" (1991) e em uma tese que teve por interesse estudar as travessias na novelística da autora. Tem interesse, sobretudo, nas relações entre Literatura, História e Memória e nos seguintes temas: literatura portuguesa dos séculos XX e XXI; diálogos entre as Literaturas em Língua Portuguesa; deslocamentos e travessias; formação do leitor literário e ensino de literatura. Atualmente, é Professor Adjunto de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

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Publicado

02-12-2024

Como Citar

O saber e o sabor do texto literário: Uma experiência com Tchau, de Lygia Bojunga. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e2025 | p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72303. Acesso em: 9 jul. 2025.

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