O saber e o sabor do texto literário
Uma experiência com Tchau, de Lygia Bojunga
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-25Palavras-chave:
Leitura, Texto Literário, Ensino de Língua Materna, Linguística, LiteraturaResumo
O trabalho em questão tem por objetivo apresentar proposta didática aplicada em turma inicial do Ensino Fundamental 2, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira/CAp UERJ, a partir da leitura crítica, feita em sala de aula, do livro Tchau, de Lygia Bojunga (2021). A perspectiva pedagógica da atividade encaminhou-nos para reflexões e apontamentos teóricos sobre a leitura do texto literário, considerando a associação entre Literatura e Linguística importante ferramenta para o ensino de língua materna. Nesse sentido, tratamos dos impactos da Literatura para a formação leitora e cultural de estudantes do 6º ano, além de refletir sobre o seu papel no tocante a aspectos do desenvolvimento psicoafetivo na fase de transição da infância para adolescência. Destacamos a defesa premente da leitura do texto literário na educação básica, como fonte privilegiada para a emancipação linguístico-discursiva dos estudantes, porque, antes, configura-se como potencialidade simbólica para emancipação e reconhecimento de si próprio e do mundo.
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