O saber e o sabor do texto literário

Uma experiência com Tchau, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-25

Palavras-chave:

Leitura, Texto Literário, Ensino de Língua Materna, Linguística, Literatura

Resumo

O trabalho em questão tem por objetivo apresentar proposta didática aplicada em turma inicial do Ensino Fundamental 2, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira/CAp UERJ, a partir da leitura crítica, feita em sala de aula, do livro Tchau, de Lygia Bojunga (2021). A perspectiva pedagógica da atividade encaminhou-nos para reflexões e apontamentos teóricos sobre a leitura do texto literário, considerando a associação entre Literatura e Linguística importante ferramenta para o ensino de língua materna. Nesse sentido, tratamos dos impactos da Literatura para a formação leitora e cultural de estudantes do 6º ano, além de refletir sobre o seu papel no tocante a aspectos do desenvolvimento psicoafetivo na fase de transição da infância para adolescência. Destacamos a defesa premente da leitura do texto literário na educação básica, como fonte privilegiada para a emancipação linguístico-discursiva dos estudantes, porque, antes, configura-se como potencialidade simbólica para emancipação e reconhecimento de si próprio e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Porte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Língua Portuguesa). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Henrique Soares Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Letras: Português-Literaturas (2017) pela Faculdade de Letras da UFRJ, Mestrado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pelo PPGLEV-UFRJ (2020) e Doutorado em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) também pelo PPGLEV-UFRJ (2022). Desde a iniciação científica (2014-2016, com bolsa concedida pelo CNPq), dedica-se ao estudo da obra de Hélia Correia, resultando em uma dissertação cujo corpus privilegiado foi o romance "A Casa Eterna" (1991) e em uma tese que teve por interesse estudar as travessias na novelística da autora. Tem interesse, sobretudo, nas relações entre Literatura, História e Memória e nos seguintes temas: literatura portuguesa dos séculos XX e XXI; diálogos entre as Literaturas em Língua Portuguesa; deslocamentos e travessias; formação do leitor literário e ensino de literatura. Atualmente, é Professor Adjunto de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.

BOJUNGA, Lygia. Tchau. 20. ed. 2. reimpressão. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2021.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, n. esp., p. 81-90, 1999.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria e análise. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

COSERIU, Eugenio. Do sentido do ensino da língua literária. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, Rio de Janeiro, n. 5, p. 20-47, 1993.

COSERIU, Eugenio; LAMAS, Óscar Loureda. Lenguaje y Discurso. V. 4 De Linguística: Nueva Serie, Universidad de Navarra, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 21. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.

JAUSS, Hans Robert. A literatura como provocação (História da Literatura como provocação literária). Lisboa: Vega, 2003.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

PORTE, D.; FONSECA, C. H. S. O saber e o sabor do texto literário: Uma experiência com Tchau, de Lygia Bojunga. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e2025 | p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72303. Acesso em: 4 dez. 2024.