Do videoclipe ao romance

A intermidialidade na aula de literatura do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-17

Palavras-chave:

Literatura, Intermedialidade, Leitura, Sala de aula, Estratégias

Resumo

Lecionar literatura no Ensino Médio é um trabalho gratificante e desafiador, que precisa estar aliado à pesquisa e à atualização constante por parte dos docentes. Consoante esta premissa, e partindo de experiência em sala de aula, este trabalho busca mostrar como o uso da intermidialidade, conforme definida por Clüver (2006), pode ser uma estratégia didática eficiente, uma vez que o autor trata das relações intertextuais que perpassam todas as linguagens artísticas. Como corpus, utiliza-se o videoclipe da canção Amor, I love you (2000), de Marisa Monte e Carlinhos Brown, e a leitura de um trecho da obra O primo Basílio (1878), de Eça de Queirós, além do que pontua Tereza Colomer (2007), a respeito das diferentes possibilidades de aproximação com o texto literário e Roxane Rojo (2009) acerca da necessidade de associar, sempre que possível, o texto verbal escrito a outras formas de expressão.

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Biografia do Autor

Silvia de Paula Bezerra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

BEZERRA, S. de P. Do videoclipe ao romance: A intermidialidade na aula de literatura do Ensino Médio. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 294–308, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56682. Acesso em: 22 jul. 2024.