Do videoclipe ao romance

A intermidialidade na aula de literatura do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-17

Palavras-chave:

Literatura, Intermedialidade, Leitura, Sala de aula, Estratégias

Resumo

Lecionar literatura no Ensino Médio é um trabalho gratificante e desafiador, que precisa estar aliado à pesquisa e à atualização constante por parte dos docentes. Consoante esta premissa, e partindo de experiência em sala de aula, este trabalho busca mostrar como o uso da intermidialidade, conforme definida por Clüver (2006), pode ser uma estratégia didática eficiente, uma vez que o autor trata das relações intertextuais que perpassam todas as linguagens artísticas. Como corpus, utiliza-se o videoclipe da canção Amor, I love you (2000), de Marisa Monte e Carlinhos Brown, e a leitura de um trecho da obra O primo Basílio (1878), de Eça de Queirós, além do que pontua Tereza Colomer (2007), a respeito das diferentes possibilidades de aproximação com o texto literário e Roxane Rojo (2009) acerca da necessidade de associar, sempre que possível, o texto verbal escrito a outras formas de expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia de Paula Bezerra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 5. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BRIDI, Marlise V. O ensino e a formação de professores de literatura: reflexões iniciais. In: VASCONCELOS, Maria Lúcia M. C. Língua e Literatura: ensino e formação de professores. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2016. p. 37-53.

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Aletria, Belo Horizonte, n. 14, p. 11-41, jul-dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.10-41

COLOMER, Teresa. Andar entre livros – a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

DALVI, Maria A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria A.; REZENDE, Neide L.; FALEIROS, Rita J. (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução Paulo Neves. Revisão Técnica Sheila Schvartzman. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR. Direção: Cláudio Torres e Lula Buarque de Holanda. Produção: Arto Lindsay. Intérprete: Marisa Monte. Participações: Arnaldo Antunes e Laurie Anderson. Rio de Janeiro: Conspiração Filmes, 2001. 1 DVD.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 33. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

MONTE, Marisa; BROWN, Carlinhos. Amor, I love you. In: MONTE, Marisa. Memórias, crônicas e declarações de amor. [S.l.]: EMI, 2000. 1 CD. Faixa 01. Letra da canção Disponível em: https://www.letras.mus.br/marisa-monte/47268/. Acesso em: 15 out. 2017.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

QUEIRÓS, Eça. O primo Basílio. 22. ed. São Paulo: Ática, 2004.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

BEZERRA, S. de P. Do videoclipe ao romance: A intermidialidade na aula de literatura do Ensino Médio. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 294–308, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56682. Acesso em: 21 nov. 2024.