Atributo em Libras

Processos morfossintáticos na realização do adjetivo na fala do aluno surdo do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-22

Palavras-chave:

Libras, Atributo, Vernáculo

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar os processos de realização dos atributos e possível variação na fala de três surdas ingressadas no Ensino Superior. Os dados foram coletados a partir de registros de narrativas de experiência pessoal das participantes usuárias da Libras matriculadas na instituição. Os resultados mostraram que se usam intensificadores de substantivos e até de verbos para atribuir característica ou qualidade ao sujeito, como, por exemplo, na frase: ‘

Eu muito susto’

, indicando que a participante ficou assustada. Concluímos que houve baixo índice de realização de adjetivos na fala das participantes; no entanto, os atributos na Libras se apresentam de modo diferenciado em termos de realização na frase, já que se mostram mais contextuais e menos marcados. Não houve variação significativa quanto ao uso desses atributos na fala das participantes da pesquisa, e os raros indícios de usos diferentes na realização dos adjetivos não foram suficientes para denotarem processo de variação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Estudos Linguísticos. Profa. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL e Profa. Adjunta do Instituto de Letras e Linguistica da Universidade Federal de Uberlândia - ILEEL/UFU no Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras - LPDL. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELET. Atuação e pesquisas nas áreas de Libras, Língua Portuguesa para surdos e ouvintes e respectivas Línguísticas.

Referências

AZEREDO, J.C., Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

CHOI, D. et al. Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Person, 2011.

CHOMSKY, N. Estruturas sintáticas. Tradução e comentários de Gabriel de Ávila Othero e Sérgio de Moura Menuzzi. Petrópolis: Vozes, 2015.

FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico. Livro do estudante. Rio de Janeiro: Walprint-Gráfica e Editora, 2009.

FERREIRA, L. Por uma gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2010.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.

LYONS, J. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

TARALLO, F. L. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Atributo em Libras: Processos morfossintáticos na realização do adjetivo na fala do aluno surdo do Ensino Superior . Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 446–460, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57607. Acesso em: 9 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 26

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)