O ensino da Libras e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-11Palavras-chave:
LIBRAS, Ensino, Metodologia, Materiais didáticos, Cultura surdaResumo
A LIBRAS é uma língua natural surgida no Brasil cuja função é de estabelecer a comunicação entre a comunidade surda. O presente artigo resulta de uma pesquisa inserida num projeto apoiado pela FAPESB e visa refletir sobre a metodologia de ensino de LIBRAS em São Francisco do Conde (BA) e propor materiais didáticos possíveis que possam melhorar cada vez mais a qualidade de ensino. É uma pesquisa bibliográfica que, por meio de diversos debates, analisou a questão em pesquisa chegando à conclusão de que não basta existir leis disponíveis em favor do surdo; é necessária a formação adequada de professores de LIBRAS, assim como a elaboração de materiais que possam atender à realidade local do surdo. A inclusão passa necessariamente pelo compartilhamento e integração do surdo na vida em sociedade e sem discriminação. Conclui-se ainda que a criatividade do professor é fundamental na criação de materiais didáticos que se aproximam à realidade do aluno surdo.Downloads
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