O ensino da Libras e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA)

Autores

  • Alexandre António Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira http://orcid.org/0000-0002-2061-9391
  • Everton Perreira da Silva Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-11

Palavras-chave:

LIBRAS, Ensino, Metodologia, Materiais didáticos, Cultura surda

Resumo

A LIBRAS é uma língua natural surgida no Brasil cuja função é de estabelecer a comunicação entre a comunidade surda. O presente artigo resulta de uma pesquisa inserida num projeto apoiado pela FAPESB e visa refletir sobre a metodologia de ensino de LIBRAS em São Francisco do Conde (BA) e propor materiais didáticos possíveis que possam melhorar cada vez mais a qualidade de ensino. É uma pesquisa bibliográfica que, por meio de diversos debates, analisou a questão em pesquisa chegando à conclusão de que não basta existir leis disponíveis em favor do surdo; é necessária a formação adequada de professores de LIBRAS, assim como a elaboração de materiais que possam atender à realidade local do surdo. A inclusão passa necessariamente pelo compartilhamento e integração do surdo na vida em sociedade e sem discriminação. Conclui-se ainda que a criatividade do professor é fundamental na criação de materiais didáticos que se aproximam à realidade do aluno surdo.

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Biografia do Autor

Alexandre António, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (UEM). É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês como Língua Estrangeira (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique (UP).

Everton Perreira da Silva, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Administração Pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias (BA). Possui especialização em LIBRAS pela UNINTER/FACINTER – BA (2012). É professor voluntário no Curso de Introdução à Libras e sua cultura na UNILAB. Realizou atividades de interpretação na Prefeitura de São Francisco do Conde (BA).

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

ALEXANDRE ANTÓNIO; DA SILVA, E. P. O ensino da Libras e reflexões sobre os materiais didáticos em São Francisco do Conde (BA). Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 198–220, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57596. Acesso em: 24 nov. 2024.