Atributo em Libras

Processos morfossintáticos na realização do adjetivo na fala do aluno surdo do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-22

Palavras-chave:

Libras, Atributo, Vernáculo

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar os processos de realização dos atributos e possível variação na fala de três surdas ingressadas no Ensino Superior. Os dados foram coletados a partir de registros de narrativas de experiência pessoal das participantes usuárias da Libras matriculadas na instituição. Os resultados mostraram que se usam intensificadores de substantivos e até de verbos para atribuir característica ou qualidade ao sujeito, como, por exemplo, na frase: ‘

Eu muito susto’

, indicando que a participante ficou assustada. Concluímos que houve baixo índice de realização de adjetivos na fala das participantes; no entanto, os atributos na Libras se apresentam de modo diferenciado em termos de realização na frase, já que se mostram mais contextuais e menos marcados. Não houve variação significativa quanto ao uso desses atributos na fala das participantes da pesquisa, e os raros indícios de usos diferentes na realização dos adjetivos não foram suficientes para denotarem processo de variação.

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Biografia do Autor

Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Estudos Linguísticos. Profa. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL e Profa. Adjunta do Instituto de Letras e Linguistica da Universidade Federal de Uberlândia - ILEEL/UFU no Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras - LPDL. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELET. Atuação e pesquisas nas áreas de Libras, Língua Portuguesa para surdos e ouvintes e respectivas Línguísticas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

GODOI, E. Atributo em Libras: Processos morfossintáticos na realização do adjetivo na fala do aluno surdo do Ensino Superior . Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 446–460, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57607. Acesso em: 22 jul. 2024.

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