Pesquisas sobre o intérprete educacional (Libras-Português)

Um panorama nacional a partir de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-24

Palavras-chave:

Língua de sinais, Surdez, Inclusão escolar, Tradução, Revisão sistemática

Resumo

RESUMO: Este trabalho consiste em uma revisão sistemática com meta-análise de estudos investigando a inclusão escolar com a presença de intérpretes educacionais de Libras e português. Desta forma, espera-se contribuir com a construção de um panorama de pesquisas no Brasil. Para o alcance dos objetivos, uma busca sistemática na literatura foi realizada nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desde 1999, veiculado à base, até junho de 2018 em estudos originais de universidades brasileiras. Como resultado, este estudo sintetizou dados de 300 estudos que preencheram os critérios de inclusão. A caracterização das pesquisas evidenciou suas contribuições para a compreensão dos papeis dos intérpretes que atuam na escola junto aos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Neiva Albres, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora. Doutorado em Educação Especial (UFSCar).

Rosangela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

ALBRES, N.; PRIETO, R. G. Pesquisas sobre o intérprete educacional (Libras-Português): Um panorama nacional a partir de revisão sistemática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 483–503, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57604. Acesso em: 26 jul. 2024.