Walter Benjamin, um crítico em Weimar

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DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n2-2020-10

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Weimar, Barroco alemão, Estado de exceção, Técnica

Resumo

Nosso objetivo nesse ensaio é apresentar como Walter Benjamin acompanhou as transformações de seu tempo no momento em que escrevia Origem do drama barroco alemão e como elas repercutiram e ecoaram em sua obra. Em um primeiro momento, devemos localizar o despertar do interesse histórico de nosso autor na transição do Império Guilhermino para a fundação da República. Depois, devemos retratar os horrores da guerra pelo ethos da germanidade e pela dominação material da técnica como mistificação da história enquanto segunda natureza. Por fim, devemos apresentar, nos conflitos sociais durante a socialdemocracia, a ascensão do nazifascismo, um debate sobre soberania e estado de exceção próprios do barroco alemão. Com isso, esperamos constituir um mosaico histórico do período weimariano a partir de citações do autor oferecendo um panorama de temas que aproximam períodos históricos tão distantes.

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Biografia do Autor

Michel Amary, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014) e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, Drama Barroco, Tragédia, Simbolo e Alegoria.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

AMARY, M. Walter Benjamin, um crítico em Weimar. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 2, p. 181–217, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n2-2020-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/50835. Acesso em: 21 dez. 2024.