Produção de podcast como metodologia ativa no ensino-aprendizagem de Literatura Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-14

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa, BNCC, Podcast, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas

Resumo

O ensino deve se adaptar às mudanças na sociedade e às necessidades dos alunos para promover o seu objetivo maior: a aprendizagem. Nesse novo perfil tem se revelado a necessidade de conexões entre o hibridismo das comunicações diárias e os estudos interdisciplinares de literatura e cultura. O intuito é promover o processo de ensino-aprendizagem e a formação de leitores críticos afinados com a dinâmica da sociedade de informação e comunicação. Aliadas à cultura digital, as novas demandas trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), que organiza o currículo da Educação Básica, estão implicadas na urgência da formação de professores com uma atenção voltada ao uso de diferentes linguagens, resultando no desenvolvimento de habilidades, competência e aprendizado do aluno. Diante do exposto, este artigo procura dialogar com tais necessidades ao trazer a experiência de trabalho em ambiente educacional no âmbito do ensino de Literatura Portuguesa e a produção de podcast.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alleid Machado, Unisant´Anna

Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Fernando Luis Berlezzi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Prof. Me. Fernando Luís Cazarotto Berlezzi (UPM) - Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Publicidade e Propaganda - hab. Criação Publicitária pela UPM. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela UPM. Doutorando em Letras e bolsista do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor convidado em cursos de extensão da UPM e em programas de qualificação para docentes que atuam na EAD.

Referências

ANASTASIOU, L. das G.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, SC: Univille, 2009.

BERLEZZI, F. L. C; MACHADO, A. R. Relato de experiência: produção audiovisual como metodologia ativa no ensino- aprendizagem de Literatura Portuguesa. In: CORRADIN, F. M.; ROSA, C. G.; DOMENE, M. G.; DRIVER, R. (Org.). A pesquisa em Literatura Portuguesa – Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira. São Paulo: Na Raiz, 2020. v. 1, p. 180-200.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento. In: BARCA, A.; PERALBO, M.; PORTO, A.; SILVA, B. D.; ALMEIDA, L. (Ed.). Actas do IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. A Coruña: Universidade da Coruña, 2007. p. 613-623.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular BNCC. Versão final. Brasília: MEC, 2018.

CLÜVER, C. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2012. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/16. Acesso em: 20 jul. 2020.

LOURENÇO, E. Mitologia da saudade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MACHADO, I. A. Texto & gêneros: fronteiras. In: MACHADO, I. A. Espaços da linguagem. São Paulo: Editora Humanitas, 1999.

MACHADO, I. A. Escola de semiótica – A experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

PODPESQUISA 2014. Disponível em: http://www.podpesquisa.com.br/2014/resultado. Acesso em: 20 jan. 2020.

ROY, A. K.; ROY, P. A. Intersection of training and podcasting in adult Education. Australian Journal of Adult Learning, v. 47, n. 3, p. 479-491, nov. 2007.

SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do póshumano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

STOCK, A. Universidades dos EUA usam podcast para atrair público. 2007. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1919883-EI4802,00.html. Acesso em: 20 jan. 2020.

VASCONCELLOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertard, 1994.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

MACHADO, A.; BERLEZZI, F. L. Produção de podcast como metodologia ativa no ensino-aprendizagem de Literatura Portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 237–249, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56736. Acesso em: 26 jul. 2024.