A segmentação na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) de Amor Eterno Amor: uma análise baseada em corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-9Palavras-chave:
Tradução Audiovisual, Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Linguística de Corpus, SegmentaçãoResumo
A segmentação na legendagem relaciona-se à divisão dos diálogos de uma produção audiovisual em legendas, a qual pode ser realizada a partir de três critérios: a) visual - pelo corte; b) retórico - pelo fluxo da fala; c) linguístico - pela sintaxe. Os resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da UECE (ARAÚJO e NASCIMENTO, 2011) sugeriram que uma segmentação adequada pode garantir uma leitura confortável à comunidade surda mesmo quando a legenda possui velocidades de 160 e 180 palavras por minuto. O presente trabalho teve por objetivo descrever e analisar como acontecem os problemas de segmentação linguística na LSE de um capítulo da telenovela Amor Eterno Amor. A metodologia envolveu uma análise descritiva baseada em corpus. Os problemas de segmentação foram identificados a partir de etiquetas criadas com base no trabalho de Chaves (CHAVES, 2012; CHAVES e ARAÚJO, 2014). Após o processo de anotação, o corpus foi analisado com o auxílio do programa Wordsmith Tools 5.0. Os resultados apontaram para uma grande quantidade de problemas de segmentação no corpus, cerca de 26,8% do total de legendas. Os problemas apareceram com mais frequência na ordem dos sintagmas verbal e nominal, assim como em legendas de 3 linhas e com velocidade alta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.