Ensino de literatura e multimodalidade

Uma análise da transposição cinematográfica do conto Don’t Look Low, de Daphne du Maurier

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-10

Palavras-chave:

Don’t Look Now, Literatura, Cinema, Letramento, Multimodalidades

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o conto Don’t Look Now (2008), da escritora Daphne du Maurier, e a transposição cinematográfica homônima (1973), dirigida por Nicolas Roeg. O objetivo é observar quais implicações o letramento multimodal pode ter no ensino de literatura. A noção de letramentos aqui utilizada considera que cada contexto social possui modos próprios e múltiplos de ensino e aprendizagem (Street, 2001); e que o letramento contemporâneo implica em ensino multimodal (Kress, 2003). Já a ideia de multimodalidade é entendida como recursos de representação que constroem sentido (Kress e Jewitt, 2010). Para a leitura do filme, utilizamos as ferramentas de análise fílmica propostas por Jullier e Marie (2009). Consideramos que a associação entre diferentes modos de letramento pode contribuir para a formação leitores aptos a agir de maneira informada e crítica no mundo multimídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Natale Toti, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Referências

CORSEUIL, A. Literatura e Cinema. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. (Org.) Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: EDUEM, 2009.

BRENER, F. Dracula goes to Hollywood: uma proposta multimodal de ensino de literatura. Claraboia, Jacarezinho, v. 9, jan./jun., 2018. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/994. Acesso em: 12 dez. 2020.

DON’T LOOK NOW. Direção de Nicolas Roeg. Roteiro de Allan Scott e Chris Bryant. Elenco: Donald Sutherland, Julie Christie. Reino Unido, Itália: CASEY PRODUCTIONS ELDORADO FILMS, 1973. 110 minutos.

DU MAURIER, D. Don’t Look Now. New York: New York Review of Books Classics, 2008.

GRAVES, R. Os mitos gregos. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture – Media education for the 21st century. Cambridge, MA: The MIT Press: 2009. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/8435.001.0001

JULLIER, L; MARIE, M. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.

KRESS, G. Literacy in the new media age. New York: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203299234

KRESS, G.; JEWITT, C. Multimodality, literacy and school English. In: WYSE, D.; ANDREWS, R.; HOFFMAN, J. The Routledge international handbook of English. Hoboken: Taylor & Francis, 2010.

SNYDER I. Shuffling towards the future: the enduring dominance of book culture in literacy education. In: BAYNHAM, M.; PRINSLOO, M. (Ed.). The future of literacies. UK: Palgrave Macmillan, 2009. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230245693_8

STREET, B. Literacy and development: ethnographic perspectives in theory and practice. London: Routledge, 2001.

ZAPPONE, M. Modelos de letramento literário e ensino de literatura: problemas e perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n.1, p. 49-60, jan.-abr. 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

TOTI, C. N. Ensino de literatura e multimodalidade: Uma análise da transposição cinematográfica do conto Don’t Look Low, de Daphne du Maurier . Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 169–190, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57592. Acesso em: 22 dez. 2024.