Bilhetes orientadores como proposta para a reescrita de textos no Ensino Fundamental

Autores

  • Roberto Francisco Coutinho de Jesus Universidade do Estado da Bahia (UEBA)
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-6

Palavras-chave:

Produção textual, Interação, Correção, Reescrita de textos

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos uma experiência de correção dialógica de textos, recorte de uma pesquisa realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta didática foi apresentada como dissertação de mestrado profissional, no âmbito do PROFLETRAS. Os resultados demonstraram que, quando se trata da construção do texto como processo, a etapa da correção textual tem significativa relevância. Dentre os vários tipos de correção, a textual-interativa caracteriza-se como a que mais leva o aluno à reflexão da sua escrita e, por conseguinte, ao aprimoramento do texto por meio da reescrita.

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Biografia do Autor

Roberto Francisco Coutinho de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

Mestre em Letras pela UNEB. Professor da SEC/BA.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UEBA)

Doutor em Letras. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

DE JESUS, R. F. C.; DOS SANTOS, A. P. Bilhetes orientadores como proposta para a reescrita de textos no Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 109–128, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34507. Acesso em: 22 jul. 2024.