A entrevista oral produzida por alunos de 8º ano do Ensino Fundamental: aspectos formais e funcionais
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-5Palavras-chave:
Entrevista, ensino, linguagem oral, Ensino FundamentalResumo
O objetivo deste trabalho é investigar o desempenho linguístico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de Floriano/PI, na produção do gênero oral entrevista em contexto de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e constitui-se da análise das produções de entrevistas orais dos sujeitos envolvidos. O questionamento que norteou a pesquisa foi: como a produção do gênero oral secundário entrevista pode mediar o processo ensino-aprendizagem da língua oral no Ensino Fundamental? Nossa hipótese inicial era a de que a produção desse gênero envolve a análise e reflexão da língua no processo de produção oral, considerando seu contexto de produção. O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de: Shneuwly e Dolz (2004); Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Koch (2012); Castilho (2011; 2012); Bortoni-Ricardo (2004), entre outros. Os resultados da investigação apontam que os sujeitos da pesquisa conhecem o gênero entrevista oral, seu contexto de uso e sua função, mas carecem de escuta e produção desse gênero mais direcionada para compreender aspectos mais formais e sua funcionalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.